Comissão de deputados apura torturas e castigos em presídio de Fortaleza
Relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) descreve a entrega de presos a facções dentro dos presídios, além da superlotação
Publicado em
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) faz, nesta quinta (5) e amanhã (6), diligência a Fortaleza (CE), para apurar denúncias de torturas e castigos no sistema prisional do estado. As denúncias foram levantadas pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).
Os peritos do Mecanismo fizeram um relatório onde descrevem procedimentos com o uso indiscriminado de tonfas (tipo de cassetete) e botinas em qualquer situação de movimento ou conversa entre presos, inclusive com dedos quebrados. O relatório também descreve a entrega de presos a facções dentro dos presídios, além da superlotação, da falta de colchões roupa de cama, itens básicos de higiene e coleta de lixo nas celas.
Participam da diligência os deputados Helder Salomão (PT-ES), presidente da CDHM, Luizianne Lins (PT-CE) e Talíria Petrone (PSOL-RJ).
Programação
5/12 – Quinta-feira
8h30 – Café da manhã no palácio com secretários/ conversa com Governador
14h – Oitiva com Familiares/Reunião Movimentos Sociais e colegiados (sede da OAB)
06/12 – Sexta-feira
9h – Visita ao Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa – Município de Aquiraz
13h – Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com autoridades de Estado.
Assessoria de Comunicação-CDHM
Por PT na Câmara