Conselho Político de Mulheres do PT debate propostas para o ano de 2022

O encontro aconteceu no início de fevereiro e teve o intuito de planejar, fortalecer e organizar a agenda das mulheres petistas para este ano

Entre os dias 5 e 6 de fevereiro, as mulheres do PT realizaram o Conselho Político com o objetivo de debater temas e agendas políticas que envolvem as petistas: Comitês Populares de Luta, Formação das Mulheres do PT,  Eleições 2022, Projeto Elas por Elas.

Formado por secretárias estaduais e o coletivo nacional de mulheres do PT, o encontro reuniu também de forma virtual mais de 50 mulheres, sendo elas, parlamentares, lideranças partidárias e representações  de movimentos sociais.

O Conselho Político visa articular e integrar a atuação feminista do maior partido de esquerda da América Latina. Além disso, busca incentivar a integração de forma horizontal das mulheres de todas as regiões do país para a organização partidária das mulheres.

Na abertura, sábado, 05, a secretária de mulheres do PT, Anne Moura, saudou as companheiras e explicou a importância do conselho político, sobretudo neste momento decisivo de eleições . “O planejamento desta reunião nacional é essencial para alinharmos com as secretárias estaduais, pois é essencial decidir de forma coletiva para que aconteçam ações nos estados”, conta a secretária.

A primeira mesa do Conselho Político, foi marcada pelo debate de análise de conjuntura, na qual teve a participação da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e da ex-ministra das mulheres do governo Dilma, Eleonora Menicucci.

Durante o debate, a presidente do partido avaliou o cenário para as eleições deste ano: “Para ganhar a eleição, precisamos de um núcleo mais duro. Precisamos também aumentar a bancada, e assegurar os interesses do PT, das mulheres, dos negros”, disse.

Além de parabenizar o Projeto Elas por Elas, Gleisi Hoffmann abordou a importância dos comitês populares para organizar a base partidária e a base social, para eleger o Lula.

“Precisamos trabalhar muito para eleger Lula. Eles já começaram com uma ação de desconstrução da figura de Lula na internet. Precisamos de unidade partidária e o compromisso de cada uma para fazer esse enfrentamento”, frisou a presidenta.

Eleonora Menicucci, contribuiu com a discussão e afirmou da necessidade de fortalecer cada vez mais as pautas de mulheres e a transversalidade delas na campanha de 2022. “Nós queremos ganhar, inclusive, no primeiro turno. Vamos batalhar por isso e nós mulheres somos fundamentais”, frisou.

Logo depois, foi discutido com diversos movimentos sociais: Movimento Negro Unificado (MNU), Movimento Sem Terra (MST), Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Central Única dos Trabalhadores (CUT), e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), a articulação e unificação das mulheres no 8 de março.

“A nossa luta não se resume apenas ao mote, temos construído uma resistência até aqui. Esse é um ano de mudanças e nós podemos fazer muitas mudanças. Nossas pautas são inegociáveis e precisam ser prioridade. A Unidade que precisamos construir passa pelo 8 de março, e pela junção das mulheres que estão há anos na defesa desse feminismo que estamos lutando para alcançar”, enfatizou Anne Moura.

Já na parte da tarde, foram realizadas mesas sobre Comitês Populares de Luta, Formação das mulheres do PT, e eleições 2022: Elas por Elas, Federação, Fundo Eleitoral, Chapa, cotas, etc. No sentido de priorizar a formação das mulheres; defender e priorizar mais a participação de mulheres na política.

No domingo (06), a  secretária de mulheres do PT, Anne Moura apresentou o Projeto Elas por Elas, que tem  o intuito de impulsionar a participação de mulheres na política; as ações realizadas no ano de 2021;  temáticas que priorizam as diversidades das mulheres petistas: Jovens, Negras, Campo, Água e Florestas e LBT´s. E continuidade do projeto Elas por Elas para este ano de 2022.

Dandara Maria, Agência Todas