Copa 2014: governo federal cria comitê para monitorar valores e qualidade da prestação de serviços

A presidenta Dilma Rousseff determinou, nesta quinta-feira (17), a criação de um comitê interministerial para acompanhar as tarifas e a qualidade dos serviços prestados no período da Copa do Mundo.

O grupo foi anunciado durante reunião da Casa Civil e a primeira reunião técnica está marcada para a próxima quinta-feira (24). Os ministérios do Esporte, Justiça, Turismo e a Secretaria de Aviação Civil, que já estão envolvidos na organização do mundial, compõem o comitê com os ministérios da Fazenda e da Saúde. Para o primeiro encontro, cada pasta vai apresentar uma análise setorial. O Ministério da Justiça já acionou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a produção de um diagnóstico detalhado sobre os valores e atendimento nos setores aéreo e hoteleiro, restaurantes e outros serviços turísticos oferecidos pelas das 12 cidades-sede do campeonato. “Já temos a experiência da realização da Rio +20 e da Copa das Confederações e, após um levantamento que identificou uma tendência de elevação nas tarifas [durante os eventos], foi criado o comitê. O governo não tolera abuso de serviço de qualquer natureza. Termos mecanismos para coibir isso e vamos tomar todas as medidas cabíveis”, declarou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que coordenou a reunião de hoje, lembrou que toda estrutura já organizada para Copa, sob a coordenação do Ministério do Esporte, será mantida. “Não tabelamos, nem tabelaremos preços, mas nós não permitiremos abusos. Vamos utilizará todos os instrumentos à disposição do Estado para garantir a defesa dos direitos do consumidor, seja ele brasileiro ou estrangeiro”, completou. (Blog do Planalto)