Coser desmascara bolsonarista e vence debate em Vitória. E o Ibope em Cariacica: Célia cresce na reta final

Delegado Pazolini volta a mentir no último confronto realizado pela TV Gazeta, mas leva invertida de petista, que lembra as ligações perigosas do deputado estadual com personagens suspeitos: José Carlos Gratz, condenado por corrupção; e Magno Malta, acusado de falcatruas. Em Cariacica, Célia Tavares avança na reta final e chega na véspera da eleição de domingo em situação de empate técnico com o outro deputado bolsonarista. Ela tem 49% e o adversário, 51%

Agência PT

No Espírito Santo, o segundo turno das eleições municipais mostram o PT enfrentando dois adversários com fortes ligações com o presidente Jair Bolsonaro. Em Vitória, o ex-prefeito João Coser levou a melhor no último debate televisivo, realizado na noite de sexta-feira, 27, pela TV Gazeta, desmascarando o deputado estadual Lorenzo Pazolini (Republicanos). Em Cariacica, a professora Célia Tavares, candidata do PT à Prefeitura Municipal, cresceu na reta final e chega à situação de empate técnico com o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM).

Há duas semanas ela tinha 38% nas pesquisas e chegou a 41% nesta reta final. O adversário tem 43%. No cenário em que são considerados apenas os votos válidos, desconsiderados os nulos e em branco, Célia chega a 49% e Sampaio está com 51%. As urnas podem confirmar neste domingo a vitória dos dois petistas, que enfrentam uma máquina de mentiras. Ambos se saíram bem nos últimos debates. Célia enfrentou Sampaio na quarta-feira. Coser encarou Pazolini ontem de noite. Nas duas ocasiões, os candidatos bolsonaristas se saíram mal no embate televisivo.

Arrogante e presunçoso, Delegado Pazolini foi desmascarado ao vivo na televisão, na noite de ontem. O deputado não conseguiu desmentir sua ligação com figuras suspeitas da política capixaba, como o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Carlos Gratz, que atua como conselheiro político. O ex-deputado, que foi preso e é a expressão da velha política corrupta no estado, é guru de Pazolini, que também mantém ligações estreitas com o ex-senador Magno Malta. Este último cresceu na vida política batendo na mesma tecla do falso moralismo de Pazolini: o suposto combate à pedofilia.

O deputado estadual engoliu em seco quando Coser ironizou a declaração de Pazolini de que atua de maneira independente. O petista foi direto ao lembrar das ligações perigosas dos adversário. “Essa ‘independência’, né? Toda a independência com o Magno Malta com a sua filha, do Bolsonaro, Damares… É muita inverdade. Inclusive [tem ligação] e ganha a assessoria de José Carlos Gratz”, alfinetou. “Eu não gosto de falar isso, mas ele [Pazolini] fala de uma forma que me leva a fazer essas referências, como se não existissem parceiros, como se não tivesse gente no entorno dele e, principalmente, dos partidos em seus gabinetes em seu comando de campanha”, atacou João Coser.

João Coser alfineta adversário: “Temos um presidente que desdenha da vida do povo. E temos um candidato que faz invasão de hospital com o argumento que vai proteger a vida das pessoas. Que prefeito nós queremos para isso?”

Rede de mentiras de Pazolini

O candidato do PT foi vítima de ataques sujos e mentirosos por parte do adversário, nos últimos dias. Pazolini insinuou que o petista tinha envolvimento com desvios e improbidade administrativa, mas foi obrigado a tirar propaganda do ar. Coser ganhou na Justiça Eleitoral um direito de resposta diante das mentiras do adversário.

“Durante 8 anos, investimos mais de R$ 1 bilhão em obras. Não tem contra mim nenhum processo ou denúncia de corrupção. Todas as minhas contas foram aprovadas no Tribunal de Contas”, destacou. O petista citou que a ação movida por Pazolini para suspender o direito de resposta foi negada. “Ele realmente entrou com recurso no TRE, foi derrotado novamente, por 4 a 3”, lembrou Coser. “Retiraram todos os programas dele do ar, por ofensa, inverdade”.

O petista também lembrou a atuação de Pazolini como soldado bolsonarista. E trouxe novamente à tona o episódio da “visita surpresa” de Pazolini ao Hospital Dório Silva, na cidade de Serra, em junho, no que a mídia convencionou chamar de “invasão”. Acompanhado de parlamentares apoiadores de Jair Bolsonaro, Pazolini esteve na unidade um dia após o presidente incentivar que pessoas “arrumassem um jeito” de filmar a ocupação de leitos hospitalares em meio à pandemia. Ele queria provar a “farsa” do Covid-19. “Temos um presidente que desdenha da vida do povo. E temos um candidato que faz invasão de hospital com o argumento que vai proteger a vida das pessoas”, lembrou o petista. “Que prefeito nós queremos para isso?”, questionou. Pazolini tentou justificar que a visita era parte de seu trabalho como parlamentar.

Onda vermelha em Cariacica: a candidata Célia Tavares avançou na reta final e chega às vésperas da eleição em situação de empate técnico

Célia Tavares empata com bolsonarista

Em Cariacica, outra importante cidade capixaba em que o PT disputa, a disputa eleitoral esquentou na reta final. Candidata do PT, professora Célia Tavares avançou nas pesquisas e chegou às vésperas deste domingo em situação de empate técnico. Levantamento do Ibope encomendado pela TV Gazeta, divulgado na noite de quinta-feira, mostra a petista em alta na preferência popular. Celia Tavares pulou de 38% para 41%, enquanto teve ligeiro recuo de 44% para 43%. Aqueles que consideram a hipótese de votos em branco ou nulo caiu de 13% para 11%. Eleitores indecisos ou que não querem revelar o voto somam 5%.

No cenário em que são levados em conta apenas os votos válidos para o segundo turno das eleições 2020, o quadro é de empate técnico. Euclerio Sampaio tem 51% e Celia Tavares, 49%. Em relação aos votos válidos do levantamento anterior do Ibope, de 21 de novembro, Sampaio caiu de 54% para 51%. E Celia subiu de 46% para 49%. A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 406 eleitores da cidade de Cariacica entre os dias 24 e 26 de novembro. Encomendada pela TV Gazeta, a pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número ES‐06035/2020.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast