Costa confirma propina para PSDB

Em novo depoimento à CPI da Petrobras, o ex-diretor da estatal acusou o deputado Eduardo da Fonte (PP) e o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, de cobrança de propina

Brasília- DF- Brasil- 05/05/2015- CPI da Petrobras na Câmara dos Deputados- Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras em depoimento na CPI da Petrobras. Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Câmara dos Deputados

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa confirmou, nesta terça-feira (5), em novo depoimento à CPI da Petrobras, o pagamento de propina ao PSDB e o PP.

A declaração reforça o depoimento feito à Justiça Federal, em que acusa o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, já falecido, de cobrança de propina para evitar investigações de uma comissão parlamentar de inquérito no Congresso.

Segundo ele, o pagamento foi feito, mas não soube precisar a quantia, nem a maneira como esse dinheiro teria sido pago. Costa garantiu apenas ter sido informado do pagamento pela empresa Queiroz Galvão.

O ex-diretor da estatal disse ainda que teve um encontro com Sérgio Guerra, intermediado por Eduardo da Fonte, em um hotel no Rio de Janeiro.

“Recebi um pedido do deputado Eduardo da Fonte, do PP de Pernambuco, que pediu para se encontrar comigo e, chegando lá, estava também o senador Sérgio Guerra. Eles me disseram que estava ocorrendo uma CPI sobre a Petrobras e que isso poderia ser minorado ou postergado, mas que precisava ter um ganho, um ajuste financeiro”, declarou.

É a terceira vez que Costa vai ao Congresso prestar esclarecimentos sobre os casos de corrupção na estatal. Em setembro de 2014, o ex-diretor depôs na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigava denúncias de corrupção na Petrobras. No entanto, se utilizou do direito de ficar calado e não respondeu a nenhuma pergunta. Meses depois, ele voltou à Casa para uma acareação com o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast