Odair Cunha e Guimarães: Lula consolida diálogo para prosseguir reconstrução nacional

“Com diálogo e união, vamos reconstruindo e fazendo os avanços que o Brasil precisa”, afirmou o presidente Lula na reunião com o presidente da Câmara e lideranças partidárias

Ricardo Stuckert

"A reunião com o presidente Lula, com a participação de ministros e de lideranças partidárias, foi extremamente produtiva", disse Odair Cunha

Os líderes do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), e o do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), qualificaram nesta sexta-feira (23) como extremamente positivo o “happy hour” promovido na noite de ontem, no Palácio da Alvorada, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e lideranças de partidos da base do governo.

“A reunião, com a participação de ministros e um amplo leque de lideranças partidárias, foi extremamente produtiva, para fazermos avançar as pautas de interesse do país na Câmara dos Deputados”, afirmou Odair Cunha. “É pelo diálogo permanente entre os atores do Executivo e a base de apoio que conseguimos a aprovação de matérias que vão impulsionar a economia, com geração de empregos e renda e melhoria da qualidade de vida da população”, completou.

José Guimarães disse que o evento serviu para que Lula agradecesse pela parceria com a Câmara em 2023, ano em que vários projetos estruturantes foram aprovados. “Foi também a reafirmação de Lula de continuar dialogando e trabalhando cada vez mais para consolidar essa relação de bom nível para a estruturação de pautas fundamentais e continuidade à reconstrução do Brasil. E Lula agradeceu muito pelo papel da Câmara, com sua ajuda nessa tarefa gigantesca de reconstrução do Brasil e sua projeção no mundo”, disse o líder do governo.

Diálogo para o Brasil avançar

O próprio Lula, pelo X (ex-Twitter) informou que recebeu no Palácio da Alvorada, o presidente da Câmara @ArthurLira_, lideranças da Casa, a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) e o prefeito de Recife @JoaoCampos . Prefeito de Recife, João Campos compareceu representando a direção do PSB, seu partido, do qual é vice-presidente “Com diálogo e união, vamos reconstruindo e fazendo os avanços que o Brasil precisa”, comentou o presidente.

E a presidenta Gleisi Hoffmann comentou sobre a reunião na sua conta no Instagram. “É através do respeito e do diálogo que vamos continuar a reconstrução do País e garantir uma vida melhor para milhões de brasileiros e brasileiras”, afirmou.

Programas sociais

De acordo comparticipantes do encontro, Lula agradeceu o apoio que recebeu do Parlamento e lembrou que a Câmara o ajudou antes mesmo de ele tomar posse ao aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC da Transição) que abriu espaço no Orçamento para ampliar programas sociais como o Bolsa Família.

O encontro também contou com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Fernando Haddad (Fazenda); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); Paulo Pimenta (Comunicação Social); e Rui Costa (Casa Civil).

Segundo relatos de participantes do evento, a pauta econômica no Legislativo foi um dos principais pontos debatidos. Na próxima semana, esses temas devem ser aprofundados em reunião de líderes partidários com o ministro Fernando Haddad. Os ministros Rui Costa e Alexandre Padilha vão intensificar o diálogo com o Legislativo.

Lista completa dos participantes da confraternização no Alvorada:
– Rui Costa – ministro da Casa Civil;
– Fernando Haddad – ministro da Fazenda;
– Luciana Santos – ministra da Ciência e Tecnologia e presidente do PC do B;

– Alexandre Padilha – ministro das Relações Institucionais;
– Paulo Pimenta – ministro da Secretaria de Comunicação;
– Arthur Lira (PP-AL) – presidente da Câmara;
– Márcio Jerry (PC do B-MA) – líder do PC do B;
– Luciano Bivar (União Brasil-PE) – presidente do União Brasil;
– José Guimarães (PT-CE) – líder do governo na Câmara;
– Odair Cunha (PT-MG) – líder do PT;
– Antonio Brito (PSD-BA) – líder do PSD na Câmara;
– Damião Feliciano (União Brasil-PB) – presidente da Bancada Negra;
– Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) – vice-líder do PSOL;
– Gleisi Hoffmann (PT-PR) – presidente do PT;
– Afonso Motta (PDT-RS) – líder do PDT;

– Dr. Luizinho (PP-RJ) – líder do PP;
– Isnaldo Bulhões (MDB-AL) – líder do MDB;
– Luciano Amaral (PV-AL) – sem cargo de liderança;
– José Luiz Penna – presidente do PV;
– João Campos – prefeito de Recife e vice-presidente do PSB;
– Gervásio Maia (PSB-PB) – líder do PSB na Câmara;
– Romero Rodrigues (Podemos-PB) – líder do Podemos;
– Hugo Motta (Republicanos-PB) – líder do Republicanos;
– Elmar Nascimento (União Brasil-BA) – líder do União Brasil;
– Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – líder da Maioria na Câmara.

Do PT na Câmara, com agências

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast