Datafolha: Lula tem 53% dos votos válidos e seria eleito no 1º turno
Pesquisa feita nos dias 22 e 23 de junho confirma preferência popular e coloca petista 21 pontos à frente de Bolsonaro. Para vencer na primeira rodada, é necessário 50% dos votos válidos mais um
Publicado em
A nova rodada de pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (23), confirma a preferência do povo brasileiro pelo ex-presidente Lula como favorito para liderar o país a um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento. Realizada entre os dias 22 e 23 de junho, a pesquisa aponta que se a eleição presidencial, que será realizada no dia 2 de outubro, fosse hoje, Lula seria eleito no primeiro turno com 53% dos votos válidos. Bolsonaro teria 32%, descontados brancos e nulos. O resultado confirma levantamentos recentes que também apontam para a possibilidade de uma vitória de Lula na primeira rodada.
Para vencer no primeiro turno, um candidato deve ter 50% dos votos válidos mais um. O Datafolha entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades, de acordo com o jornal Folha de S Paulo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Datafolha confirma vantagem de Lula sobre o rejeitado Bolsonaro, consolidando tendência. Dois meses seguidos indicando vitória, fora da margem de erro. Temos mais 100 dias para seguir conversando com o povo e levando esperança para o Brasil
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 23, 2022
De acordo com o jornal, em números gerais, o quadro atual é estável em relação ao último levantamento do instituto, realizado entre 25 e 26 de maio, e que apontou Lula com 48% das intenções de voto e Bolsonaro com 27%. Na pesquisa desta semana, o petista aparece com 47% e Bolsonaro com 28%, dentro da margem de erro.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Datafolha foi realizada nessa quarta (22) e nesta quinta (23). Foram entrevistados 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022.
Da Redação