Debate “A Questão Racial e o 7º Congresso do PT” no Distrito Federal

“Precisamos que ações como a promoção da igualdade e o combate ao racismo sejam constantes no PT”, afirmou Martvs Chagas, secretário Nacional de Combate ao Racismo

O 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores continua com o compromisso de abordar os assuntos mais relevantes da atual conjuntura nacional. No contexto do desgoverno Bolsonaro, a legitimação do preconceito e da violência afetam diretamente negros e negras, principalmente aqueles que vivem nas periferias ou em situação de pobreza.

Para lutar contra a perpetuação do preconceito, acontece na próxima terça-feira (15) o debate “A Questão Racial e o 7º Congresso do PT”. A conversa chega agora no Distrito Federal. Com a presença de lideranças e militantes negras e negros, o evento reúne as diferentes correntes políticas do PT para estabelecer o plano de ação a ser seguido pelo partido na promoção da igualdade racial.

Em entrevista à Agência PT, Viridiano Brito, secretário de Combate ao Racismo do PT do Distrito Federal, destacou a importância do debate: “O 7º Congresso do PT é importante para o partido se organizar e debater como será a inserção dos negros e da militância do partido pra evitar que os retrocessos atuais continuem acontecendo. E segundo, debater sobre como podemos ir para os bairros e comunidades, como discutir um projeto político de inserção dessa população e de mudança dessas questões que estamos vivendo hoje.”

Brito também falou sobre o papel do PT para melhorar a inclusão racial: “Precisamos discutir também um processo de democratização dos recursos públicos de campanha, para que eles possam chegar também aos candidatos negros e que não têm condição financeira de participar do processo eleitoral sem auxílio.”

À Agência PT, o secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, reforçou o objetivo principal dos debates: “Com a etapa do Distrito Federal queremos realçar que o 7º Congresso é muito mais do que as eleições do PED e que nós precisamos estar em permanente diálogo interno para que ações como a promoção da igualdade e o combate ao racismo sejam uma constante no PT.”

Além disso, Chagas afirmou que os debates rodam o país para fortalecer a luta contra o preconceito instaurado pelo desgoverno atual: “É tarefa de todos lutar pelo direito à vida e buscar alternativas para a superação desse quadro nefasto que vivemos no Brasil. A luta democrática, contra o racismo, machismo e a LGBTIfobia, deve se fazer presente em discussões por todo o país. Assim, fortalecemos nosso diálogo para com a sociedade brasileira, em especial a população negra que vem sofrendo com um governo de extrema direita”.

Da Redação da Agência PT de Notícias