Debora Pereira: 80 anos de conquista do voto feminino no país

Secretária Estadual de Mulheres do PT lembra que há muito ainda a se conquistar; Brasil é uma das nações com a menor taxa de mulheres no Parlamento

Em 24 de fevereiro de 1932 as mulheres passaram a ter o direito ao voto no Brasil. Não sem muita luta e combate ao Patriarcado, que tentava imprimir nas mulheres uma inaptidão natural para as atividades políticas.

Inicialmente apenas as mulheres casadas e com autorização de seus maridos poderiam votar; as viúvas e solteiras deveriam apresentar comprovante de renda; além disso, o voto feminino não era obrigatório. Apesar de dois anos depois essas exigência terem sido eliminadas, apenas em 1946 o voto das mulheres foi equiparado ao dos homens.

Se esta é uma grande conquista das mulheres para assegurar a cidadania, muito ainda precisa ser feito para que as mulheres sejam protagonistas de sua história e consigam disputar eleições em pé de igualdade com os homens.

Em 2014, dos 81 senadores eleitos, apenas 13 eram mulheres; na Câmara Federal, das 513 vagas, apenas 44 deputadas foram eleitas. O Brasil é um dos países com a menor taxa de mulheres no parlamento, apesar da lei que institui cota de gênero para 30% das vagas das candidaturas.

Por isso, no dia em que o Brasil celebra 86 anos do voto feminino, eu saudamos a força, a coragem e a dedicação das companheiras petistas que são referência para as mulheres do PT: nossa deputada federal Ana Perugini; nossas deputadas estaduais Ana do Carmo, Beth Sahão e Márcia Lia; a prefeita Janete Sarti (Barra do Chapéu); além de nossas aguerridas 33 vereadoras que dia após dia trabalham nas Câmaras Municipais em diferentes cidades desse verdadeiro ninho tucano que é o estado de São Paulo.

Debora Pereira, Secretária Estadual de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast