Delegada Adriana Accorsi

Filha do professor e ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi e Lucide Sauthier, Adriana Sauthier Accorsi conviveu com a militância político-partidária desde a infância. Na década de 1990, atuou nas atividades políticas da juventude petista ativamente, inclusive como presidente da juventude do Partido dos Trabalhadores, afastando-se somente quando passou no concurso para delegada estadual no ano 2000.

Adriana Accorsi nasceu em Itapuranga, no interior goiano. É graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais. Trabalhou em delegacias das cidades de Bela Vista, Cristianópolis, Nazário e Turvânia, dentre outras.

Em 2003, foi promovida a delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai), onde permaneceu por oito anos, investigando e solucionando crimes, muitos deles hediondos e que ganharam repercussão em todo o território nacional. Em 2011 assumiu a Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria da Segurança Pública de Goiás. Em 2012, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Delegada Geral da Polícia Civil de Goiás e, logo no ano seguinte, assumiu a Secretaria Municipal de Defesa Social.

Adriana Accorsi tem uma história de envolvimento com trabalhos em favor da segurança pública, da defesa dos direitos da criança e do adolescente, da mulher, do jovem, dos idosos, dos negros, dos portadores de necessidades especiais e da educação voltada para a ética e a cidadania. Adriana Accorsi também participa de ações que defendem os direitos do público LGBTT.

Adriana foi eleita deputada federal nas eleições de 2022.

PT Cast