Deputada bolsonarista mente que Lula quer censurar imprensa

Carla Zambelli posta vídeo em que legenda não condiz com áudio: Lula jamais falou em censurar a imprensa, mas em regulação prevista na Constituição

Sito do PT

Carla Zambelli, mentirosa contumaz

Investigada pelo inquérito das fake news que analisa ameaças e ofensas aos ministros do STF, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) segue espalhando desinformação. Nesse final de semana, repostou em seu Twitter um vídeo descaradamente enganoso a respeito de Lula. Quem assistir ao vídeo com áudio verá que a fala do ex-presidente não condiz com a legenda.

O áudio é nítido: Lula fala “nós vamos regulamentar os meios de comunicação nesse país”. Mas a legenda diz “nós vamos censurar os meios de comunicação nesse país”. Regulamentar, ou mais precisamente, regular é muito diferente de censurar.

Regular um setor é algo habitual em qualquer mercado e importante para seu funcionamento mais justo e democrático, sem monopólios ou oligopólios. Hoje o mercado da mídia brasileira é dominado por poucas famílias e muitas rádios e TVs locais pertencem a políticos. Além disso, um mesmo grupo controla diferentes mídias como TV, rádio, portais de internet e jornais impressos. 

As democracias consolidadas do mundo estabelecem mecanismo de regulação democrática como forma de apoiar o amplo direito humano à comunicação. Artigos da Constituição que abordam o assunto até hoje não foram regulamentados pelo Congresso. Isso nada tem a ver com censura.

Carla Zambelli tenta enganar os cidadãos com essa postagem que distorce a fala de Lula em 2017 de maneira absolutamente desonesta. Ao reproduzir a mentira produzida por outro usuário do Twitter, a deputada bolsonarista vale-se de seu cargo de enorme visibilidade e potencializa a desinformação, mas respalda-se na proteção jurídica que o cargo lhe dá.

Na última quinta (23) já mostramos aqui que a Carla Zambelli distorceu fatos e disse que o PT quer tomar para si o protagonismo do Fundeb e da Transposição do São Francisco.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast