Bolsonaristas votaram contra Fundeb e tentam tirar do PT sua criação

Somente deputados do PSL votaram contra permanência do Fundo criado em 2007. Carla Zambelli (PSL/SP) mente ao dizer que PT quer se apropriar do protagonismo

Site do PT

Bolsonaristas mentem sobre criação do Fundeb

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007. A transposição do São Francisco saiu do papel também em 2007. Naquele ano, Lula era o presidente.

Isso a história conta e os documentos e jornais comprovam.

Mas parlamentares bolsonaristas querem reescrever a história distorcendo informações.

Nesta quinta (23), Carla Zambelli (PSL/SP) disse que o PT quer tomar para si o protagonismo do Fundeb e da Transposição do São Francisco (a história do São Francisco já desmascaramos aqui).

Zambelli foi às redes para contrapor a declaração de Fernando Haddad, Ministro da Educação em 2007, que afirmou que “a transformação do Fundeb em política pública é a consagração da atuação do governo Lula”.

Não se trata de tomar para si qualquer protagonismo sobre políticas públicas que são do Estado brasileiro. O que Haddad diz é que a permanência do Fundeb, aprovada ontem na Câmara, consolida o que foi iniciado no governo Lula – e isso é um fato.

Instituído pela Emenda Constitucional 53, de 2006, o Fundeb ampliou a cobertura escolar do ensino fundamental (antigo Fundef) para toda a educação básica, incluindo a creche.

Isso permitiu aumentar o financiamento federal na escola básica de menos de 1% para 10% do fundo e criar o piso salarial do magistério. Sem a política de fundo, a desigualdade entre a rede que mais investe por aluno e a que menos investe seria de 10.000%.

Por mais que seja reconhecida pelos especialistas em educação a importância do Fundeb, os parlamentares bolsonaristas votaram contra a transformação do fundo em uma política permanente.

Todos os sete votos contrários foram do PSL, partido que elegeu Bolsonaro e do qual Carla Zambelli faz parte. O resultado foi uma derrota para o governo e uma vitória para a educação, mas agora Bolsonaro e seus aliados querem surfar a onda.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast