Fábrica de mentiras tenta ‘roubar’ autoria da Transposição

A fábrica de mentiras da milícia bolsonarista está tirando fotografias de contexto para creditar a Bolsonaro o “milagre” da obra da transposição do rio São Francisco

Ricardo Stuckert

INCLUSÃO SOCIAL | No segundo governo de Lula e no primeiro de Dilma, todos os estratos sociais – dos muito pobres aos mais ricos – aumentaram seus rendimentos

A ideia de transpor o rio São Francisco para enfrentar a seca no Nordeste tem quase 200 anos, vem do Brasil Império, mas foi só com Lula, em 2007, que ela ganhou corpo e saiu do papel. Na última sexta, Bolsonaro inaugurou um trecho da transposição que já estava 94% pronta quando ele assumiu o governo. Mas diversas mensagens, inclusive publicadas por parlamentares bolsonaristas, têm distorcido o fato, trazendo informações incorretas e mentindo para a população.

A Verdade na Rede recebeu várias denúncias. Numa delas, há a comparação de dois trechos diferentes da obra, insinuando um “antes e depois” mentiroso e trazendo uma imagem de canal em Pernambuco abastecido por Estação inaugurada em 2015 por Dilma, como se fosse obra de Bolsonaro.

A imagem ainda fala em 16 anos de PT, quando sabemos que o segundo mandato de Dilma foi interrompido pelo golpe, totalizando pouco mais de 13 anos. O período, entretanto, foi o bastante para dar início às obras que muitos governantes tentaram tirar do papel e da qual, agora, Bolsonaro inaugurou um trecho.

A agência de checagem Aos Fatos verfiicou que uma foto tirada em 2017 de um açude no Ceará está circulando como se retratasse uma obra da transposição concluída por Bolsonaro. A imagem ainda é comparada com outra, de 2012, em Pernambuco – portanto, sem qualquer relação. Novamente, a mensagem busca creditar a Bolsonaro uma obra do Estado brasileiro que Lula deu início. O Estadão também checou uma notícia falsa que compara as mesmas fotos.

Lula em visita a obras da transposição. Foto: Ricardo Stuckert

Já a Agência Lupa analisou outra mensagem, que traria imagens de obras construídas por Bolsonaro. As fotos “são antigas e não têm relação com as obras recém-inauguradas pelo atual presidente”, concluiu.

Portanto, como mostrado por diversos veículos, a fábrica de mentiras está tirando fotografias de contexto para creditar a Bolsonaro milagres na obra da transposição do rio São Francisco. E não é a primeira vez que fazem isso.

Fica aqui uma dica para verificar o contexto original de imagens que você recebe: é possível pesquisá-las no Google Images, clicando no ícone da câmera fotográfica, ou no site TinEye.

Baixe o card e espalhe a verdade na rede:

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast