Deputados cobram do STF saída de Cunha da presidência da Câmara

Parlamentares de sete partidos se reuniram com o ministro Ricardo Lewandowski para pedir decisão rápida sobre pedido que chegou em dezembro de 2015

Um grupo de deputados federais foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (3) cobrar o afastamento do cargo do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A saída de Cunha foi pedida em dezembro pela Procuradoria-Geral da República (PGR), mas até o momento o STF não analisou o pedido.

Parlamentares do PT, PCdoB, PSB, PDT, PSOL, Rede e PPS se reuniram com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, para cobrar uma decisão rápida sobre o pedido. A solicitação ganhou ainda mais urgência após Cunha presidir a votação do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff na Câmara, no dia 17 de abril.

Cunha já é réu no Supremo em acusações de cometimento de crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Em uma nova leva de pedidos de abertura de inquérito apresentada ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apontou Eduardo Cunha como um dos líderes de uma organização criminosa que atuava em Furnas.

É mais uma frente de investigação contra o presidente da Câmara, que tem se mantido no cargo após sucessivas manobras regimentais para atrapalhar os trabalhos no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, onde responde processo por ter mentido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, negando a existência de contas na Suíça que foram comprovadas posteriormente.

“Não há condições para que um réu no Supremo seja Presidente da República. Viemos ao STF para pedir celeridade no julgamento das ações contra Eduardo Cunha, que estão há quase seis meses paradas na corte”, afirmou o deputado federal Rubens Pereira Jr. (PCdoB-MA).

O grupo de parlamentares deixou o STF sem previsão de quando a corte avaliará o pedido de afastamento de Cunha.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do portal Vermelho

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast