Deputados do PT avaliam discurso de Lula na ONU: “Verdadeiro estadista”

Segundo o líder do partido na Câmara, Zeca Dirceu, o presidente Lula recolocou o Brasil no centro do mundo com o pronunciamento que fez na Assembleia Geral da ONU

Divulgação

Parlamentares e ministros acompanham Assembleia Geral da ONU: Brasil recupera respeito internacional

O líder do PT na Câmara, deputado federal Zeca Dirceu (PR), avaliou que Lula recolocou o Brasil no centro do mundo com o pronunciamento que fez na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) na terça-feira (19). Segundo Dirceu, o presidente deu voz aos pobres, migrantes, refugiados, miseráveis, excluídos e todas as pessoas marginalizadas no planeta.

“O presidente Lula mostrou que o mundo não pode girar mais na lógica da concentração das riquezas, da pobreza, da exclusão das pessoas do estado de bem-estar social e da agressão e da predação da natureza”, afirmou o líder do PT, que acompanhou a comitiva presidencial a Nova York.

“O presidente foi aplaudido desde o início do seu discurso várias vezes e tocou em temas sensíveis relegados nos últimos 20 anos como o combate à fome, à desigualdade e a busca permanente da sustentabilidade. Lula faz a rediscussão do papel do FMI (Fundo Monetário Internacional), da ONU, conselhos e de outras organizações e instituições internacionais que precisam evoluir e melhorar os desempenhos frente aos desafios que o mundo impõe”, completou.

Com o presidente Lula, aponta Zeca Dirceu, a imagem do Brasil voltou a ser positiva perante o mundo, o que tem impacto na realidade do país, com emprego, renda, investimento, segurança e estabilidade. “O novo Brasil é contra tudo aquilo de ruim, de imprevisível, de insano que aconteceu nos últimos anos, inclusive em falas do ex-presidente [Bolsonaro] que foram deploradas na ONU”, lembrou.

Combate às desigualdades

Já o líder em exercício da Bancada do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), também elogiou o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). “Um discurso de verdadeiro estadista que levou à ONU temas de interesses da população brasileira e de todos os povos do mundo”, destacou o deputado.

Conforme sublinhou Odair Cunha, Lula tratou de temas centrais da agenda mundial, como “as desigualdades, sejam elas, raciais, de gênero e sociais, bem como a importância de o mundo estar unido em torno de um processo de construção da paz”.

LEIA MAIS: A íntegra do discurso do presidente Lula na 78ª Assembleia da ONU

O discurso de Lula, na análise de Odair Cunha, adquire mais peso à medida em que o que falou tem sido adotado em seu governo.  “Em nove meses, o governo Lula tem –se destacado em ações concretas de combate ao racismo, problema muitas vezes incentivado por discursos de ódio, e também no enfrentamento à fome, à miséria”, disse. Ele citou também ações do atual governo na promoção de justiça social, como o Minha Casa , Minha Vida, o Bolsa Família, a valorização do salário mínimo e outros programas resgatados por Lula para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.

Retorno histórico e protagonismo internacional

Parlamentares da Bancada do PT também repercutiram o retorno histórico de Lula, 14 anos depois, na abertura do encontro mundial. Eles destacaram, principalmente, o pedido do presidente brasileiro de indignação com a fome, a pobreza, a guerra, e o desrespeito ao ser humano, além da defesa de um trabalho conjunto para superar as desigualdades no mundo.

O deputado Padre João (PT-MG) relembrou que esta é a oitava vez que o presidente Lula abre a Conferência da ONU. “Assim o fez em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e agora em 2023. E com profetismo, porque ele denuncia as mazelas e até mesmo a omissão da ONU, mas dá também diretrizes, anuncia o que deve ser feito. Ele é firme quando ele diz da urgência do combate à fome. E, quando ele fala isso, fala com autoridade, porque foi ele quem tirou o Brasil do mapa da fome. Então ele coloca como pauta prioritária e ainda diz que é preciso avançar por uma agenda global para o combate à fome”, afirmou.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP), ao comentar o discurso do presidente Lula, afirmou  que o Brasil voltou a ser um grande protagonista internacional, “diante dos desafios que nós temos aqui no Brasil e também dos desafios que são planetários — enfrentar a crise climática, que provoca eventos extremos, como os que nós estamos vendo no Rio Grande do Sul, na Síria, e como o que vimos recentemente no litoral norte de São Paulo, que vão ser mais frequentes, mais intensos, e que atingem, em especial, a população vulnerável no mundo todo”.

Na avaliação do deputado Helder Salomão (PT-ES) o discurso do Lula foi o pronunciamento de um estadista. “Lula, ao se pronunciar nas Nações Unidas, apresenta-se como um líder mundial, como um estadista e destaca-se por sua liderança junto a outros países. E essa liderança pode ser medida não só pelo discurso extraordinário feito hoje pelo presidente Lula, mas também, aliás, mede-se a relevância da participação de um presidente num evento como esse pelas reuniões bilaterais, pela importância que outros países dão à presença de um Chefe de Estado”.

Ao elogiar o discurso do presidente Lula, o deputado Rogério Correia (PT-MG) afirmou que o Brasil voltou. “Foi exatamente isso que nós vimos no pronunciamento do nosso presidente. E ele pôde fazer isso com dados. Ele não está sequer há 1 ano governando o Brasil, mas apresenta dados muito superiores até aos que os mais otimistas esperavam”, afirmou. Ele relembrou que quando Lula assumiu, falava-se que o PIB não cresceria 1% no Brasil. Hoje o próprio mercado já fala em um crescimento de 3%, e o governo já acredita num crescimento do PIB de 3,2%. O deputado citou ainda que a taxa de emprego com carteira assinada cresceu no País e o valor do salário mínimo passou a ter aumento real acima da inflação.

O deputado Paulão (PT-AL) considerou como tema principal apresentado pelo presidente Lula a desigualdade no mundo, a fome. “É necessário que os países mais ricos compreendam e coloquem em pauta como prioridade. É importante que o mundo tenha tecnologia, é importante que haja avanços em todas as áreas. Mas se não combater a desigualdade e a fome não está cumprindo seu papel”, alertou.

Paulão acrescentou que Lula é esse grande estadista que discute a desigualdade social, mas discute também o meio ambiente, as questões climáticas. “Ou seja, a grande pauta do mundo. Por isso, ele tem esse reconhecimento em nível internacional”, completou.

A deputada Ana Paula Lima (PT-SC) e o deputado Bohn Gass (PT-RS) também destacaram a importância do discurso histórico do presidente Lula hoje na ONU.

Do PT na Câmara

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast