Desmascarado, Guaidó ameaça Telesur que recebe solidariedade nas redes

Políticos e intelectuais da América Latina manifestaram apoio à rede de televisão multi-estatal, após deputado venezuelano incentivar ataques

TeleSur

O deputado Juan Guaidó, derrotado em sua tentativa de reeleição para a presidência da Assembleia Nacional da Venezuela, promoveu uma farsa midiática, na semana passada. O político venezuelano incentivou ataques à Telesur, rede de televisão multi-estatal da América Latina, após ser desmascarado na sua tentativa de culpar o governo de Nicolás Maduro pela derrota.

Diante das ameaças,  a hashtag  #VivateleSUR começou a ser exaltada por diversos políticos da América Latina, entre eles o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel e o ex-presidente da Bolívia Evo Morales. A presidenta do canal, Patrícia Villegas, disse que o deputado de direita “fala por ignorância” e criticou as ameças feitas, já que Guaidó diz defender a liberdade de expressão.

Derrota na Assembleia

 

O deputado armou um cenário para posar de vítima e disfarçar a derrota que sofreu dentro do seu próprio setor, na eleição para a Presidência da Assembleia, mas as imagens da Telesur esclarecem que a confusão foi provocada por Guaidó. A jornalista brasileira Fania Rodrigues, que mora na Venezuela, onde colabora com meios como o Opera Mundi, e que estava presente na Assembleia Nacional neste domingo, também desmascarou o político.

De acordo com o Fania, Guaidó estava nas imediações da Assembleia Nacional desde antes do início da sessão e quem garantiu isso foi ele mesmo. “Durante a noite, depois do ato que ele realizou com seus correligionários, eu me aproximei e perguntei que horas ele havia chegado, e ele me respondeu que chegou às 10h, sendo que o início da sessão estava marcado para as 11h”. É válido ressaltar que o deputado se autoproclamou presidente da Venezuela, após ter sido eleito presidente da Assembleia, por isso, precisava manter o cargo para sustentar sua narrativa.

Fotos com traficantes

 

Em setembro do ano passado, Guaidó foi fotografado ao lado de traficantes de drogas colombianos. Nas imagens divulgadas pela imprensa, incluindo a Telesur, o político venezuelano posa com dois homens identificados como membros dos Rastrojos, uma quadrilha de traficantes paramilitares que opera na fronteira.

Por conta das notícias, no início do mês, o deputado intensificou os ataques à Telesur e promoveu ameaças, o que gerou a rede de defesa em torno da emissora. A ex-senadora da Colômbia Piedad Córdoba também defendeu a Telesur a quem chamou de “O canal das causas justas.

O sociólogo argentino Atilio Boron prestou sua solidariedade à emissora e criticou o deputado venezuelano. “Guaidó, uma dos maiores lambe-botas de Trumpo, quer remover o #VivaTeleSur da grade de canais da América Latina em nome da liberdade de imprensa. Um déspota em potencial, mas o povo venezuelano vai esmagá-lo”, escreveu.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Revista Fórum e Telesur

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast