Dilma: Brasil tem base sólida para superar crise

“Com base sólida, não será necessário reformar o orçamento”, afirmou a presidenta

CAPANEMA - PA, 30/03/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante Cerimônia de entrega de 1.032 unidades habitacionais do Conjunto José Rodrigues de Sousa, do Programa Minha Casa, Minha Vida. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil possui base sólida suficiente para enfrentar a crise. Durante a entrega de  1.032 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Campanema (PA), nesta segunda-feira (30), Dilma disse que a aprovação dos ajustes fiscais tornará possível superar as dificuldades financeiras.

“É óbvio que sabemos que o Brasil está enfrentando algumas dificuldades, mas são dificuldades passageiras. O Brasil tem uma base sólida, não vamos precisar reformar tudo”, afirmou a presidenta.

Segundo Dilma, o País vai continuar crescendo para garantir a todos os brasileiros casas da melhor qualidade possível. “Nós vamos seguir nessa trilha e nada no mundo vai nos tirar dela”, enfatizou.

O governo federal vai entregar mais três milhões de moradias, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, ao longo dos próximos quatro anos. Segundo a presidenta Dilma, quase sete milhões de famílias terão sido beneficiadas até o fim de seu segundo mandato.

“É muito importante que isso seja feito porque vamos diminuindo o grau de exclusão social por meio da moradia, e esse talvez seja o mais grave atualmente. Quando você tem uma casa, você passar a ter condições de construir e da conta da sua família. Quando não tem onde morar, tudo fica muito mais difícil”, explicou Dilma Rousseff.

A presidenta afirmou que o Minha Casa, Minha Vida é um programa estratégico e, por isso, cobre o Brasil inteiro. Para ela, quando se dirige um país com uma população de 200 milhões de pessoas, as demandas têm que atender a todos. “Nós estamos fazendo um esforço muito grande para que esse programa continue sendo muito bem sucedido. Por isso, é muito importante o diálogo do governo fedaral com os governos estaduais e municipais”, disse.

Segundo Dilma, o governo federal faz de tudo para garantir que as famílias que recebam as casas sejam as que mais precisam, evitando qualquer uso político na entrega das moradias. Dilma explicou ainda que as famílias beneficiadas são cadastradas por conta da renda e após isso ocorre um sorteio. “A forma como o programa funciona é fundamental para dar acesso a todas as pessoas que precisam. Por isso, as famílias se cadastram. É a forma mais correta de se fazer”, comentou.

De acordo com a presidenta, o Brasil está na fase final da superação da extrema pobreza, mas isso é só o começo. O País precisa assegurar infraestrutura social e urbana, segurança e dar condições para todos os cidadãos viverem com dignidade.

Sobre os próximos projetos para a cidade, a presidenta Dilma anunciou a construção de cinco creches, das quais quatro estão em obra. “Creches são a chave para acabarmos com a desigualdade de oportunidade. Se uma criança mais pobre tiver os mesmos incentivos de uma criança de classe média, ela atinge todos os patamares que quiser alcançar”, disse.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

PT Cast