Dilma garante diálogo permanente com a classe trabalhadora

Manutenção dos empregos e valorização do salário mínimo estiveram na pauta do encontro

PR_Dilma_CemtraisSindicais

Presidenta Dilma Rousseff em encontro com representantes das Centrais Sindicais.

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu na tarde desta segunda-feira (8), no Palácio do Planalto, com representantes de cinco centrais sindicais brasileiras e garantiu que a negociação das pautas dos trabalhadores será frequente.

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central e União Geral dos Trabalhalhores (UGT)  elogiaram a retomada do diálogo e apresentaram as reivindicações estabelecidas em consenso, como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, a correção da tabela do Imposto de Renda e, sobretudo, a política de valorização do salário mínimo e a manutenção dos empregos.

Em entrevista coletiva concedida após o encontro, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, avaliou como muito positiva a iniciativa da presidenta e disse que a reunião foi muito boa.

A situação de funcionários de empresas contratadas pela Petrobras, envolvidas nas investigações da operação Lava Jato, que estão com salários atrasados também foi discutida.

Segundo Torres, as apurações tem que ser feitas e eventuais culpados punidos, mas o trabalhador não pode “pagar a conta”. De acordo com ele, Dilma concordou e disse que tem que haver medidas que garantam os direitos dos trabalhadores.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, relatou que a presidenta se comprometeu a encaminhar ao Congresso medida que reposicione a correção da tabela do Imposto de Renda ainda em 2014. De acordo com ele, esta medida é importantíssima para os trabalhadores.

Da Redação da Agência PT de Notícias