Dilma: Governo tem obrigação de explicar decisões à população

Edinho Silva assume Secretaria de Comunicação da Presidência da República com a responsabilidade de divulgar, com responsabilidade, os passos do governo

Brasília - DF, 31/03/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de posse do novo Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

31032015-_R0V6877-Editar

Edinho Silva toma posse como ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta terça-feira (31), que o Brasil enfrenta um momento que exige maior rigor nos gastos públicos e ajustes essenciais para que o País volte a crescer o mais breve possível. Para ela, é obrigação do governo explicar ao povo tais medidas.

“O governo tem o dever de levar informações públicas à população, deve explicar suas decisões e defender seus critérios”, declarou, durante posse do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, no Palácio do Planalto.

Para Dilma, o governo precisa informar aos brasileiro “suas posições em defesa do emprego, inclusão social”. “O governo deve sempre informar, enfrentar o contraditório, responder as cobranças e as demandas da sociedade. Tenho certeza de que o ministro Edinho seguirá essa linha de atuação para a comunicação do governo”, ressaltou.

A presidenta destacou também a importância da liberdade de imprensa para ampliar o diálogo com os vários setores da sociedade. “Defenderemos sempre o direito à livre manifestação, mas defenderemos também o direito de defesa e de explicação de todos aqueles que forem objetos do contraditório”, ressaltou.

Para Dilma, primar pelo livre exercício da imprensa está entre as atribuições do novo ministro, com cuidado rigoroso na publicação de informações públicas e publicidade oficial. “Ele adotará critérios justos e corretos na veiculação de seus serviços”, afirmou a presidenta.

Dilma afirmou ainda que o governo não tem e não terá, “sob nenhuma hipótese, sob nenhuma circunstância”, qualquer ação para coibir e impedir a livre manifestação das pessoas e a liberdade de imprensa. “É legítimo ir às ruas reivindicar direitos e protestar. No Brasil, nós temos de saber conviver com isso. Preferimos o barulho das vozes na democracia ao silêncio oprimido das falas escondidas nas ditaduras”, disse.

Para ela, a liberdade de imprensa é uma das pedras fundadoras da democracia, a grande conquista do processo de redemocratização do nosso País. “Liberdade de expressão e liberdade de imprensa são sobretudo, o exercício de o direito de externá-las sem consequências”, explicou.

A presidenta Dilma disse que a escolha pelo ex-deputado estadual Edinho Silva (PT-SP) para coordenar a Secretaria de Comunicação se deve ao fato de o novo ministro ter a necessária sensibilidade política, fruto da sua experiência como prefeito e parlamentar.

“A capacidade de relacionamento cordial e construtivo com todos os setores da sociedade e da mídia e o conhecimento do papel da imprensa em uma das maiores democracias do mundo serão atributos fundamentais no desempenho das novas atividades de Edinho Silva sobre a responsabilidade da Secom”, afirmou.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

PT Cast