Dilma defende crescimento econômico com inclusão social

Presidenta participou de cerimônia de Natal e visitou a Expo Catadores, em São Paulo

Presidenta Dilma Rousseff durante Natal Solidário - Encontro com catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua. (São Paulo - SP, 03/12/2014) Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

03122014-_R0V2765-Editar

Presidenta Dilma, o prefeito Haddad e ministros durante encontro com catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira (3), que os catadores de material reciclável e a população de rua são parte da proposta mãe do seu governo, que é “crescer garantindo a inclusão, a renda, a vida, a prosperidade e também a sustentabilidade ambiental”.

Ela participou do “Natal Solidário”, celebração anual promovida pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, que este ano aconteceu durante a quinta edição da “Expo Catadores”. O evento divulga novas tecnologias na área de reciclagem, proporciona profissionalização do catador e possibilita contato entre fornecedores e compradores para negócios futuros.

Em seu discurso, a presidenta destacou que houve redução dos homicídios e da violência contra a população de rua em 2014, mas ainda há muito a ser feito na garantia de direitos e de proteção a essas pessoas.

“Todos os brasileiros e as brasileiras, todos os que habitam neste País têm de ter direitos e oportunidades iguais”, enfatizou.

“É por isso que nós lutamos: para garantir a todos condições de vida digna e também garantir a todos e a todas que o acesso aos serviços públicos seja uma realidade,” ressaltou Dilma.

A presidenta citou uma das principais políticas públicas para os catadores, o Cataforte, programa que visa fortalecer as organizações sociais e produtivas. Ela afirmou que, como toda política, ele tem que ser aprimorado e que o governo está aberto a críticas e sugestões para aperfeiçoá-lo cada vez mais.

“Nós atingimos com o Cataforte um padrão importante, que torna o Brasil orgulhoso de uma política sustentável com os catadores. É uma política que incentiva aquilo que vai dar mais força ao longo de todo o tempo aos catadores. Primeiro, o cooperativismo; segundo, o acesso a equipamentos; terceiro, a criação de uma rede”, enumerou Dilma.

Dilma encerrou sua participação dizendo que os catadores são “catadores de futuro”.

“Vocês transformam o passado, porque vocês trabalham aquilo que é o descarte dos resíduos. Mas vocês trabalham o passado na possibilidade de construir um futuro melhor para vocês e para a sociedade brasileira. Por isso eu queria chamá-los de catadores de futuro. Na verdade, vocês são catadores de futuro,” concluiu.

Por Paula Zagotta, enviada especial da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast