Dilvanda Faro é eleita presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários

Faro (PT-PA) foi eleita na terça-feira (12), com 9 votos, para o mandato de um ano

Gustavo Bezerra

A deputada Dilvanda Faro (PT-PA) foi eleita na terça-feira (12) presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários da Câmara dos Deputados. Ela recebeu 9 votos de um total de 10 – um voto em branco. O mandato é de um ano. Os ocupantes dos demais cargos (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) serão definidos nas próximas reuniões.

Dilvanda Faro adiantou que o colegiado deverá continuar atuando como um espaço de acolhimento para os movimentos sociais, a exemplo do que ocorreu no primeiro ano da comissão, em 2023, quando foi presidida pela líder indígena e deputada Célia Xakriabá (Psol-MG).

“Essa é uma comissão nova e não por acaso foi uma mulher a sua primeira presidente, transformando em realidade para nossos parentes indígenas a apresentação de suas pautas, demandas, desafios, e possibilidade de se construir um Brasil para todos”, disse Dilvanda.

Ela acrescentou que pretende ampliar a agenda do colegiado para ouvir demandas de todos os povos tradicionais, como ribeirinhos, quilombolas, ciganos e povos de matriz africana. “Eu sou uma cabocla ribeirinha da beira do rio Guamá, lá do Pará, e eu entrei numa trajetória política porque não tinha energia na minha comunidade”, contou a deputada.

Perfil

Dilvanda Faro está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ela é agricultora, sindicalista e foi 1ª vice-presidente desta mesma comissão no ano passado.

Ribeirinha, Dilvanda nasceu na comunidade de Curuçambaba, localizada no município de Bujaru, no interior do Pará. Iniciou a vida política aos 17 anos, na Pastoral da Igreja Católica, e filiou-se ao PT em 1987. Em 2018, foi eleita deputada estadual com 43.796 votos.

Única mulher da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Dilvanda foi procuradora-adjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Alepa. Nos dois primeiros anos do mandato, entre 2019 e 2021, atuou como terceira secretária da Mesa Diretora. Entre os anos de 2021 a 2023, exerceu a função de segunda secretária da instituição.

Em 2022, elegeu-se deputada federal com 150.065 votos do povo paraense. Ela é a primeira mulher ribeirinha eleita pelo PT no Pará a compor a Câmara dos Deputados.

O que faz a comissão

A Comissão da Amazônia e Povos Originários foi criada com o desmembramento da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

O colegiado discute e vota propostas relativas ao desenvolvimento da região amazônica e assuntos indígenas, como regime das terras tradicionalmente ocupadas por esses povos.

PT na Câmara, com Agência Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast