Documentário mostra participação do PT na CPI da Covid e destaca legados

Em vídeo lançado nesta segunda-feira, 8, 19h, senadores do PT contam como foram os seis meses de trabalho na CPI da Covid, no Senado Federal

Senado Federal

Plenário da CPI da Covid

A Liderança do PT no Senado lança nesta segunda-feira (8) o documentário “O PT na CPI da Covid – A investigação que marcou a história do Brasil”. Em 20 minutos, os três senadores que representaram o Partido dos Trabalhadores na comissão destacam os principais momentos dos seis meses de trabalho intenso e o legado deixado pela CPI para o país. O documentário será lançado às 19h na página do Facebook do PT no Senado, em transmissão simultânea nas redes sociais dos senadores e lideranças do partido.

Para Humberto Costa (PT-PE), Rogério Carvalho (PT-SE) e Jean Paul Prates (PT-RN), esta foi a CPI mais importante da história brasileira por ter resultado em uma série de ações que conseguiram mitigar a trágica condução do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Os três senadores foram entrevistados na semana em que a CPI foi encerrada. Antes das respostas, assistiram a trechos marcantes da investigação, seja por meio de depoimentos, seja pela participação deles nas sessões. Atraso nas vacinas, a defesa da ciência, o gabinete paralelo, os escândalos Covaxin, Davati e Prevent Senior estão entre esses destaques.

“A CPI conseguiu catalizar as insatisfações da população, trouxe a atenção para o Congresso Nacional, e ao mesmo tempo conseguiu deixar a nu o que foi a condução que o governo fez no enfrentamento à pandemia, os crimes que Bolsonaro cometeu, trouxe à luz a existência de corrupção no governo e portanto cumpriu um papel importantíssimo para história brasileira”, afirmou Humberto Costa.

Para Rogério Carvalho, “a CPI mudou a visão dos brasileiros sobre o governo e a forma como ele vê o povo. É um governo de morte, da destruição, que não tem projeto, isso ficou claro, é um governo corrupto”.

Já Jean Paul Prates considera que a comissão teve múltiplas dimensões. “Ela investigou todo um processo que matou muita gente, é a mais importante porque envolve a matança. Claro que a gente teria óbito por Covid-19, mas não cinco vezes mais que a média mundial. O que poderia ser mais importante do que investigar as causas disso?”, indaga.

Do PT no Senado