Dr. Rosinha: O PT me despertou para a política

Militante no partido desde a fundação, no colégio Sion, novo presidente estadual destaca o fortalecimento da legenda no Paraná entre suas prioridades

Reprodução/Facebook

O presidente do diretório estadual do PT-PR

As prioridades de Dr. Rosinha no comando do PT no Paraná têm tudo a ver com sua trajetória no partido que o despertou para a política: a unidade das forças internas para fortalecimento do PT no Paraná, a aliança com os movimentos sociais e uma grande frente de esquerda para barrar o avanço dos discursos de ódio, de intolerância e de preconceito na sociedade.

Eleito presidente do PT-PR no 6º Congresso Nacional do PT, Dr. Rosinha também segue no combate contra as medidas de truculência e retrocessos do governador do Estado Beto Richa e do prefeito de Curitiba Rafael Greca.

Para ele, a insensibilidade e a truculência comprovadas na repressão da manifestação de servidores públicos contra o “pacotaço” do prefeito refletem a atual situação, na qual Richa e Greca “substituíram política por polícia”, segundo Rosinha.

Natural de Rolândia, Região Metropolitana de Londrina (PR), Florisvaldo Fier, ou Dr. Rosinha, como é conhecido, mudou-se para Curitiba para cursar Medicina, em 1969. “Sou filho de trabalhadores rurais. Saí da roça para estudar na capital graças a muito esforço familiar. Naquela época não tinha política de Estado que permitisse isso”, lembra.

Dr. Rosinha foi o primeiro a se formar na família paterna e mudou-se com um objetivo pessoal de progredir na vida e adquirir novos conhecimentos, mas a faculdade ampliou suas visões e o despertou para a política.

“Na faculdade, lia Josué de Castro e isso me despertou para a política. Participei de um coletivo em Curitiba, um movimento pró-PT com alguns advogados trabalhistas, sindicalistas e exilados. Foi minha primeira experiência político-partidária. Me considerava, já naquela época, socialista”, diz.

Dr. Rosinha e o ex-presidente Lula

Dr. Rosinha esteve presente na fundação nacional do PT, na emblemática reunião no Colégio Sion, em São Paulo, em 10 de fevereiro de 1980.

“Quando fui para o Sion, eu já era médico e militava no setor de saúde. A fundação do PT era o novo para mim: o novo na política partidária e o novo de um partido voltado para a classe trabalhadora. No PT, fui um construtor ao mesmo tempo em que fui um aprendiz”, conta.

Trajetória política

Em sua trajetória política, Dr. Rosinha foi eleito vereador de Curitiba, em 1988, sendo o candidato mais votado do partido. Em 1990, venceu a eleição para deputado estadual e, em 1998, tornou-se deputado federal, sempre com uma bandeira de combate ao ódio, ao fascismo, à intolerância e ao preconceito. Dr. Rosinha também representou o governo da presidenta Dilma Rousseff no Parlamento do Mercosul.

Dr. Rosinha, durante plenária em 2002

Em junho de 2017, Dr. Rosinha foi eleito presidente do diretório estadual do Paraná, no 6º Congresso Nacional do PT, afirmando que quer unir as esquerdas para continuar a luta contra o ódio e a intolerância. “Não temos motivos para nos separar, porque essa violência se combate com a nossa união”, diz.

6º Congresso Nacional do PT

Para o presidente estadual do PT-PR, a eleição da primeira mulher presidenta do partido durante o 6º Congresso Nacional do PT foi muito marcante. “A eleição da Gleisi Hoffmann foi uma decisão muito boa. Na questão de gênero, o PT tem inovado desde lá atrás com as cotas internas e com a política externa durante os governos de Lula e Dilma, com maior número de mulheres ocupando cargos na política”, disse.

Dr. Rosinha destaca ainda a grande diversidade de forças políticas no 6º Congresso. “Havia poucas chapas, mas a maioria tinha mais de um componente com visões diferentes do partido e essas diferenças são muito boas para estimular o debate no partido. Os debates também são bons para guiar os militantes que foram pela primeira vez ao Congresso do PT”, explica.

“6º Congresso foi muito rico em suas resoluções. Elas foram construídas com grande consenso, o que representa uma leitura da conjuntura”, afirma Dr. Rosinha.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast