Efeito Lula 2: alta do PIB de 1,9% coloca país em 3º lugar em ranking de 34 países

Segundo levantamento do OCDE, a economia brasileira, com sinais de franca recuperação, está atrás apenas de Polônia e China

Agência Brasil/Site do PT

O PIB do Brasil cresceu 1,9% no 1º trimestre, chegando a R$ 2,6 trilhões

Um levantamento com 34 países que divulgaram resultados do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre de 2023 mostra que o crescimento médio dessas economias foi de 0,4% no período, segundo dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira (1). O PIB do Brasil cresceu 1,9% nesse período, chegando a R$ 2,6 trilhões, frente ao trimestre anterior. O país está entre os três que tiveram o melhor resultado no período, atrás apenas de Polônia e China. Holanda, Irlanda e Lituânia ficaram na lanterna do ranking.

Ao todo, são 27 economias com crescimento, uma com estabilidade (Alemanha) e 5 com retração, na comparação com o trimestre anterior.

Enquanto a China ganhou fôlego no período, os Estados Unidos e outros países registraram desaceleração. A perspectiva é de esfriamento da economia global ao longo deste ano, diante do aumento generalizado de juros para combater a inflação.

A China cresceu 2,2% no período entre janeiro e março. O fim das restrições contra a Covid-19 e o esforço de Pequim para acelerar o crescimento ajudaram a economia chinesa a se recuperar após ter registrado um de seus piores resultados no ano passado.

Nos EUA, a economia cresceu a uma taxa anualizada de 1,3%, com desaceleração na comparação com o final de 2022 e abaixo das estimativas de mercado. Com a desaceleração, há expectativa de que a autoridade monetária dos EUA tenha mais cautela na definição de sua política monetária, diante dos temores de uma possível recessão.

A Zona do Euro apresentou crescimento de apenas 0,1%, mas algumas economias, como Portugal, tiveram desempenho acima da previsão de boa parte dos analistas.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) avalia que, após dois anos de demanda elevada depois da pandemia da Covid-19, a economia global deve desacelerar neste ano e no próximo.

Efeito Lula

O deputado Rogério Correia (PT-MG) comemorou uma série de resultados positivos na economia brasileira e reforçou as críticas à atuação do presidente do Banco Central, o bolsonarista Roberto Campos Neto, que tenta sabotar o desenvolvimento do país ao manter a taxa básica de juros a 13,75%, a maior do mundo. “Lula em seis meses de governo já conseguiu colocar o Brasil em terceiro lugar mundial no crescimento do PIB. Este levantamento foi realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Só falta o Banco Central cooperar e baixar os juros. Faz o L!”, disse, no Twitter.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast