Efeito Lula: PIB cresce 1,9% no 1º trimestre, acima das expectativas do mercado

Segundo o IBGE, a soma dos bens e serviços finais no país bateu R$ 2,6 trilhões. “Resultados que comprovam que nosso país já está melhorando”, comemora o presidente Lula

Arquivo - DC

Retomada: na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%

Em mais um resultado positivo na economia, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano frente ao trimestre anterior e alcançou R$ 2,6 trilhões em valores correntes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (1). O resultado ficou acima do esperado por analistas do mercado, que previam um crescimento de 1,3% sobre o quarto trimestre de 2022 e de 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em março de 2023, foi registrada uma elevação de 3,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

O crescimento foi celebrado pelo presidente Lula, logo após a divulgação dos dados. “Resultados que comprovam que nosso país já está melhorando. E vamos seguir trabalhando para distribuir esse crescimento com o povo brasileiro”, afirmou Lula, pelo Twitter.

O índice foi puxado, principalmente, pelo crescimento de 21,6% da Agropecuária, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996.

Coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis ressaltou, em nota, que problemas climáticos impactaram negativamente a Agropecuária ano passado, mas que, neste ano, há uma previsão de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção.

“A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da Agropecuária”, disse a coordenadora, frisando que o segmento representa cerca de 8% da economia do País.

Serviços

O setor de serviços, que tem o maior peso no PIB, cresceu 0,6% no período. O resultado foi puxado, principalmente, pelas altas nos setores de Transportes e Atividades Financeiras, ambos com crescimento de 1,2%.

“A alta no setor dos Transportes foi influenciada tanto pelo transporte de carga quanto o de passageiros. Nas Atividades Financeiras, foi puxada pela parte de seguros, pois o valor dos prêmios cresceu, mas o dos sinistros caiu, e o setor tem um ganho quando acontece isso”, explicou Rebeca.

Diferentemente, o setor de Informação e comunicação (-1,4%) apresentou a maior queda do primeiro trimestre para os serviços. “A queda dessa atividade pode ser explicada, em grande parte, por uma base de comparação alta. Foi a atividade que mais cresceu depois da pandemia, se encontra 22,3% acima do patamar do quarto trimestre de 2019”, disse a gestora do IBGE.

Indústria

Já a Indústria apresentou estabilidade (-0,1%) no primeiro trimestre de 2023. “A queda na Indústria de Transformação foi influenciada pelas quedas de bens de capital e bens intermediários, enquanto a Atividade de Eletricidade e água, gás, esgoto, atividades de gestão de resíduos subiu 6,4%, visto que estamos em um momento de boas condições hídricas, sem escassez”, detalhou a coordenadora.

Despesa

Pela ótica da despesa, a Despesa de Consumo das Famílias (0,2%) e a Despesa de Consumo do Governo (0,3%) apresentaram variações positivas, enquanto a Formação Bruta de Capital Fixo, uma medida de investimentos, registrou queda de 3,4%.

Setor externo

O setor externo contribuiu positivamente para o crescimento, já que as Exportações de Bens e Serviços tiveram variação negativa de 0,4% ao passo que as Importações de Bens e Serviços caíram 7,1% em relação ao quarto trimestre de 2022.

Comparação interanual

Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB teve crescimento de 4,0% no primeiro trimestre de 2023. O Valor Adicionado a preços básicos apresentou elevação de 4,1% e os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios avançaram em 3,0%.

Nessa leitura, a Agropecuária cresceu de 18,8% em relação a igual período do ano anterior. Este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo bom desempenho de produtos da lavoura que possuem safra relevante no primeiro trimestre e pela produtividade.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a soja, principal cultivo, apresentou ganho de produtividade e crescimento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%. Com exceção do arroz (-7,5%), outras culturas com safra relevante, nesse mesmo trimestre, também apontaram crescimento na produção anual e ganho de produtividade, como milho (8,8%), fumo (3,0%) e mandioca (2,1%).

O valor adicionado dos Serviços cresceu 2,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Todas as suas atividades apresentaram alta: Informação e comunicação (6,8%), Transporte, armazenagem e correio (5,1%), Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (4,6%), Outras atividades de serviços (4,3%), Atividades Imobiliárias (2,8%), Comércio (1,6%) e Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,4%).

A Indústria apresentou alta de 1,9%. Nesse contexto, as Indústrias Extrativas (7,7%) registraram o melhor resultado, sendo afetadas pela alta tanto da extração de petróleo e gás como de minério de ferro. Houve destaque também na atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (6,4%) com a melhoria das condições hídricas.

A Construção (1,5%), por sua vez, teve sua décima alta consecutiva, porém em desaceleração já que a massa salarial real do setor cresceu, mas os insumos típicos da construção estão em queda em relação ao ano anterior.

Efeito Lula

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, comemorou esse novo resultado positivo do governo do presidente Lula. “AGORA: Brasil registra crescimento do PIB acima do esperado. No primeiro trimestre, crescemos 1,9%, bem acima dos 1,5% previstos por investidores. O Brasil vai voltar a ter a economia forte que merece”, disse, no Twitter.

“O aumento do PIB mostra uma recuperação da nossa atividade econômica e da capacidade do nosso presidente de colocar o Brasil no rumo certo”, comentou o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), ao retuitar a mensagem de Pimenta.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara e vice-presidente nacional do partido, também celebrou esse novo avanço na economia. “O CRESCIMENTO VOLTOU! Segundo o IBGE, o primeiro trimestre fecha com crescimento de 1,9% do PIB, comparando com o último trimestre do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. O Brasil retornando aos trilhos do crescimento”, tuitou.

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) foi outro a destacar o resultado positivo na economia. “LULA CRAQUE DO JOGO. PIB do Brasil cresce 1,9% no primeiro trimestre de 2023, MUITO ACIMA do esperado”, disse, também no Twitter.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast