Efeito Lula: indicador de emprego cresce 2,2 pontos em julho, aponta FGV

Ações do governo garantem crescimento contínuo do mercado de trabalho, apesar da taxa de juros do Banco Central

Gilson Abreu / SGAS

FGV confirmou o quadro de aquecimento do mercado de trabalho no país

Mais uma ótima notícia para o trabalhador brasileiro: o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 2,2 pontos em julho, atingindo 81,6 pontos, o maior nível desde setembro de 2022. Em outras palavras, isso significa que o mercado de trabalho no Brasil está aquecido, em mais um reflexo das políticas de desenvolvimento do país e fortalecimento do emprego implementadas pelo governo Lula.

O bom desempenho foi impulsionado pela alta em seis dos sete componentes (um deles ficou estável) que integram o indicador, demonstrando uma recuperação ampla e robusta. O setor de serviços, em particular, destacou-se com um crescimento significativo na Situação Atual dos Negócios, apontando para uma melhora contínua na atividade econômica.

Leia mais: Pequenos negócios respondem por 6 de cada 10 empregos criados em 2024

“Esse momento favorável do mercado de trabalho parece estar relacionado à recuperação da confiança dos setores cíclicos nesse semestre.”, afirmou no relatório Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre. Segundo ele, a alta no IAEmp é ainda mais notável considerando o cenário macroeconômico desafiador, com taxas de juros ainda elevadas que podem ter freado o crescimento.

Juros altos brecam avanço mais robusto

Como lembrou Tobler, a decisão do Banco Central de manter a taxa de juros a 10,5% é uma barreira ao desenvolvimento e à criação de ainda mais e melhores empregos. E é apesar dela que o governo vem conseguindo colher ótimos resultados em todos os setores.

Leia mais: Confiança empresarial atinge maior patamar em três anos

Na abertura do Congresso Aço Brasil, nesta segunda-feira (4), o vice-presidente Alckmin criticou a 2a maior taxa de juros do mundo, que “atrapalha muito” o país. Em post publicado recentemente na rede social X, Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, também condenou o presidente bolsonarista do Bacen, Roberto Campos Neto. “É indisfarçável sua intenção política de sabotar o governo do presidente Lula.”, escreveu.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

No entanto, graças ao esforço de Lula, que vem reconstruindo o país após os anos de terror e de desvalorização do trabalhador comandados por Temer e Bolsonaro, o empresariado tem renovado sua confiança no futuro do país, como prova o crescimento do IAEmp. Dessa forma, é capaz de gerar novas oportunidades de emprego e melhorar as condições dos existentes. Quem ganha é o Brasil.

Leia mais: Número de pessoas que deixam de buscar emprego é o menor em 8 anos

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast