Eleições 2024: Em Recife, Gleisi participa de encontros, seminários e ato de filiação

Dirigentes estaduais e da capital, parlamentares, gestores e filiados/as mobilizam PT em Pernambuco; ex-prefeito Elias Gomes, de Jaboatão, filia-se ao PT

Divulgação

Elias Gomes, ex-prefeito de Jaboatão, em ato de filiação ao PT, com Gleisi, Humberto Costa e lideranças locais

Dando continuidade às políticas estratégicas nos estados, avançando nas eleições legislativas de 2024, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, participou na sexta-feira (22) e neste sábado (23) de várias atividades em Recife.

Nesses dois dias de atividades, Gleisi participou de encontros com a negociação do PT de Pernambuco e da capital, entrevista coletiva com a imprensa local, almoço com lideranças e parlamentares, seminários de organização partidária e das mulheres da Federação, além de ato de filiação.

Na manhã deste sábado, Gleisi participou em Jaboatão dos Guararapes – na Região Metropolitana de Recife – do ato de filiação ao PT de Elias Gomes, ex-prefeito do município. Elias Gomes foi prefeito por três vezes em Jaboatão dos Guararapes e deputado estadual por dois mandatos (ouça a saudação da presidenta Gleisi).

O evento contou com a presença de dirigentes estaduais e municipais do PT, parlamentares, prefeitos e prefeitas, vereadores/as, filiados/as ao partido e também de dirigentes do PCdoB e do PV, que fazem parte da Federação Brasil da Esperança juntamente com o PT.

Em sua fala durante o ato, a presidente do PT saudou a entrada de Elias Gomes ao partido e citou o senador Humberto Costa que disse que “a história do Elias tem tudo a ver com a história do PT”.

Ela lembrou que o PT surgiu para ajudar as pessoas que mais mencionaram, “a classe trabalhadora, homens e mulheres que dão duro para ganhar a vida e sustentar suas famílias e que não tinham uma representação na política”.

Ela garantiu também o sentimento de alegria do presidente Lula pela entrada de Elias no partido, já que ele conhece bem a trajetória do ex-prefeito.

“O Elias foi prefeito no governo do Lula e em um pedaço do governo de Dilma. E ele sabe que o Lula governa olhando para os municípios. Então você sabe que vai ter um parceiro na Presidência da República”, disse Gleisi.

“Sabem o que o Lula fez agora quando começou uma ter crise por causa do Fundo de Participação dos Municípios? Ele disse logo: nenhum município vai ter menos recurso em 23 do que teve em 22. Ele aumentou o FPM e está fazendo programas para ajudar as cidades brasileiras”, completou.

Protagonismo político

Na sexta-feira, após sua chegada em Recife, Gleisi participou de um café da manhã com membros das Executivas Estadual e Municipal do PT, senador Humberto Costa, deputados federais e estaduais do partido, secretários/as do PT no governo municipal capital pernambucana, filiados/as do PT ocupantes de cargas de direção no governo federal, vereadores de Recife e Região Metropolitana.

Em seguida, ela concedeu uma entrevista coletiva no Hotel Jangadeiros à imprensa local, quando abordou diversos temas relacionados à conjuntura nacional e também às disputas eleitorais em Recife, cidades da Região Metropolitana e no interior do estado.Na ocasião, Gleisi reafirmou a posição de protagonismo político do PT no país.

“Um partido como o nosso, que fez 69 deputados federais e que faz deputados estaduais têm o seu protagonismo. Nos mostramos muito resilientes nestes 43 anos de um partido que ainda é jovem, e é assim que vamos buscar dialogar nas próximas eleições legislativas, trilhando o caminho para a reeleição do nosso presidente e o fortalecimento do PT”, enfatizou.

Sobre a disputa em Recife, que tem à frente da administração João Campos (PSB), ela reforçou a disposição do partido em manter a parceria.

“Estamos em processo de discussão com o PSB e com outros partidos importantes para nós para revisar a política de alianças. Estiveram juntos com Lula nas últimas eleições e aqui em Recife a gente compôs junto ao prefeito João Campos, então é óbvio que queremos continuar nessa caminhada, mas com o devido reconhecimento ao PT”, ressaltou, destacando a intenção do PT de compor a chapa.

Ela reforço ainda que as eleições legislativas vão repetir a experiência de composição de candidaturas através da Federação PT-PCdoB-PV, que foi feita nas eleições de 2022, além de garantir as conversas políticas com os demais partidos que formaram a ampla aliança que ajudou a eleger o presidente Lula.

Seminários

Ainda na tarde da sexta-feira, às 14 horas, Gleisi Hoffmann participou, juntamente com o senador Humberto Costa, do Seminário de Mobilização e Organização • Conjuntura e Desafios da Política do PT no Estado, evento que vem sendo organizado em todos os estados visitados pela direção nacional.

A atividade teve como objetivos centrais a preparação do partido para as eleições de 2024, a organização dos Comitês Populares e as tarefas do PT para o próximo período.

O seminário ocorreu nas dependências do hotel Jangadeiros e contorno com a presença de membros das Executivas dos diretórios estaduais e da capital, presidentes dos Diretórios Municipais/SORGs, bancadas federais e estaduais, prefeitos e prefeitas, vereadores/as de Recife e Região Metropolitana, secretários /as do PT no governo municipal de Recife, filiados/as do PT ocupantes de cargas de direção no governo federal, secretários/as setoriais e coordenadores/as de setorial estadual.

No mesmo dia, às 17h30, Gleisi participou do Seminário da Secretaria das Mulheres da Federação PT-PCdoB e PV, gestoras e parlamentares femininas, que contou com a presença de mulheres gestoras, vereadoras e demais parlamentares dos partidos que compõem a federação.

À noite, o presidente do PT participou de um jantar de confraternização com dirigentes, gestores e parlamentares petistas.

Veja a galeria de imagens das atividades realizadas em Recife na sexta e no sábado:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast