Em Brasília, ato marca os 51 anos do golpe militar de 1964

Samba de Resistência: Ditadura Nunca Mais reuniu cerca de 500 pessoas no Museu Histórico de Brasília

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Praça do Três Poderes, em Brasília, foi palco, na quarta-feira (1º), de uma manifestação para relembrar os 51 anos do golpe militar de 1964, que deu início a um ciclo de 21 anos da ditadura militar no Brasil. Aproximadamente 500 pessoas participaram do evento nomeado como “Samba de Resistência: Ditadura Nunca Mais”.

Músicas que se tornaram hinos durante o período de chumbo foram cantadas em uma roda de samba durante o ato. Canções de Chico Buarque, como ‘Apesar de você’, e ‘Eu quero é botar meu bloco na rua’, de autoria de Sérgio Sampaio, deram o tom da manifestação. O grupo aproveitou a estrutura do Museu Histórico de Brasília para projetar fotos históricas de uma época que censurou, reprimiu, perseguiu e limitou direitos democráticos.

Os manifestantes do evento contra o Golpe de 64 também aproveitaram o protesto para cobrar a efetivação imediata das recomendações da Comissão Nacional da Verdade, a revisão da Lei da Anistia e a punição aos torturadores.

De acordo com os organizadores do evento, o manifesto musical é necessário, porque cresce na sociedade um movimento de reivindicação da volta de intervenção militar. Além disso, os participantes do ato ressaltaram que relembrar o passado autoritário que o país vivenciou é uma forma de conscientizar a todos sobre a importância de preservar a democracia.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Noticias

PT Cast