Em Bruxelas, Lula defende que acordo Mercosul-UE garanta igualdade de condições

Ao discursar na abertura do Fórum Empresarial União Europeia-América Latina, Lula condenou ainda a guerra na Ucrânia, que “canaliza para fins bélicos recursos essenciais para a economia e programas sociais”

Ricardo Stuckert

No encontro, Lula reafirmou compromisso de trabalhar para concluir o acordo do Mercosul com a União Europeia ainda em 2023

O presidente Lula participou da abertura do Fórum Empresarial União Europeia-América Latina, na manhã desta segunda-feira (17), em Bruxelas, na Bélgica, e ressaltou a importância da cooperação e das parcerias econômicas entre países latino-americanos e europeus. Ele afirmou ser esse o caminho para enfrentar desafios como as mudanças climáticas, a desigualdade social e o desemprego.

Já a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou que o bloco europeu está disposto a investir mais de 45 bilhões de euros (cerca de R$ 242 bilhões) nos países da América Latina e do Caribe ao longo dos próximos anos.

Lula reafirmou o compromisso de trabalhar pela conclusão, ainda neste ano, do acordo entre Mercosul e União Europeia, mas ponderou que ele deve ser equilibrado, para preservar a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros.

O presidente também reforçou a defesa de um acordo para pôr fim à guerra entre Rússia e a Ucrânia, que “ lança sobre o mundo o manto da incerteza e canaliza para fins bélicos recursos até então essenciais para a economia e programas sociais”. Ainda nesta segunda-feira, a agenda de Lula inclui encontros bilaterais com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, o rei belga, Filipe I, o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, e a presidenta do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. A partir das 16h (horário local), Lula participa da Sessão de Abertura da III Cúpula CELAC-UE.

Na terça-feira (18), o presidente tem agendados um café da manhã com lideranças de partidos progressistas, uma sessão plenária da III Cúpula CELAC-UE, reunião com o primeiro-ministro do Reino da Suécia, Ulf Kristerson, e encontro com a primeira-ministra do Reino da Dinamarca, Mette Frederiksen.

Veja, a seguir, a íntegra do discurso do presidente Lula na abertura do Fórum Empresarial União Europeia-América Latina:

Tenho enorme satisfação em participar da abertura deste encontro empresarial, ao lado da presidente da Comissão Europeia, do primeiro-ministro da Espanha e dos presidentes do BID e da CAF.

Eu acredito que são as empresas, as universidades e a sociedade civil que dão vida e continuidade às relações entre os países. Este encontro confirma que nossos empreendedores estão plenamente engajados no relançamento dessa histórica aliança, baseada na certeza de que o sucesso do outro é fundamental para nosso êxito comum.

Isso é mais verdadeiro agora, quando vivemos momentos de turbulência e incerteza no mundo.

A pandemia da Covid-19, além de ceifar milhões de vidas, desorganizou o sistema produtivo nos quatro cantos do planeta.

A mudança do clima evidencia a urgência em preservar a biodiversidade e os ecossistemas.

A crise da democracia semeia a discórdia, a violência e a intolerância, solapando as condições da vida em sociedade e o planejamento da atividade econômica.

A guerra no coração da Europa lança sobre o mundo o manto da incerteza e canaliza para fins bélicos recursos até então essenciais para a economia e programas sociais.

A corrida armamentista dificulta ainda mais o enfrentamento da mudança do clima.

Frente a todos esses desafios, cabe aos governantes, empresários e trabalhadores reconstituir o caminho da prosperidade, da retomada da produção, dos investimentos e dos empregos.

Os países da América Latina e do Caribe continuarão a desempenhar um papel estratégico para a Europa e o mundo.

Porque somos uma região com enormes oportunidades de investimento e de ampliação do consumo.

Somos países que demandam investimentos em infraestrutura logística diversificada, infraestrutura social e urbana.

Somos sociedades em processo de forte mobilidade social nas quais se constituem novos e dinâmicos mercados internos, integrados por centenas de milhões de consumidores.

A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. Nossa corrente de comércio poderá ultrapassar este ano a marca de 100 bilhões de dólares.

Um acordo entre Mercosul e União Europeia equilibrado, que pretendemos concluir ainda este ano, abrirá novos horizontes.

Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros.

As compras governamentais são um instrumento vital para articular investimentos em infraestrutura e sustentar nossa política industrial.

EUA e União Europeia saíram na frente e já adotam políticas industriais ambiciosas baseadas em compras públicas e conteúdo nacional.

O Brasil tem um grande mercado interno de 203 milhões de pessoas, com enorme capacidade de consumo ainda reprimida, que vai requerer a ampliação de investimentos em bens duráveis, insumos e serviços associados.

Lançaremos nos próximos dias um novo Plano de Investimentos para enfrentar os gargalos existentes.

Depois dos últimos seis anos de retrocesso e estagnação, voltaremos a gerar empregos de qualidade, a combater a pobreza e a aumentar a renda das famílias brasileiras.

O Plano prevê a retomada de empreendimentos paralisados, aceleração dos que estão em andamento e seleção de novos projetos.

Promoveremos a modernização de nossa infraestrutura logística, com investimentos em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.

O Brasil já possui uma matriz energética das mais limpas do planeta: 87% de nossa eletricidade já provêm de fontes renováveis contra 27% da média mundial, e 50% de toda a nossa energia é limpa, enquanto no mundo a média é 15%.

E iremos melhorar ainda mais esses números, porque estamos dando prioridade à geração de energia solar, eólica, biomassa, etanol e biodiesel. Também é enorme o nosso potencial de produção de hidrogênio verde.

Destacam-se também novas oportunidades em mobilidade urbana, saneamento, prevenção de desastres e financiamento habitacional, gerando estímulos na cadeia produtiva de transporte e de construção.

A extensão para todo o território nacional de uma rede de banda larga de alta capacidade servirá de alicerce para a política educacional que estamos desenvolvendo e que prioriza a inclusão e a qualidade.

Uma educação de qualidade é requisito para um crescimento fundado na geração de tecnologia e na inovação, privilegiando a economia do conhecimento.

Estabeleceremos parcerias entre o governo e os empresários em todas essas áreas, sob a forma de concessões, Parcerias Público-Privadas e contratações diretas.

Este novo Brasil mais justo e solidário está sendo reconstruído sem abdicar de nossos compromissos com os fundamentos macroeconômicos.

O controle da inflação e o equilíbrio das contas públicas são requisitos essenciais para assegurar a estabilidade, base sólida para a expansão econômica e o progresso social.

Com a reforma tributária em curso, estamos simplificando a arrecadação de tributos e tornando a economia mais eficiente.

Possuímos um sistema financeiro robusto, que permitirá a expansão sustentável do crédito ao longo dos próximos anos.

Nossas elevadas reservas internacionais, hoje na casa de 343 bilhões de dólares, proporcionam um seguro colchão frente a eventuais volatilidades externas.

Ao lançar um programa ambicioso de investimentos, não penso única e exclusivamente em meu país. Não queremos ser uma ilha de prosperidade.

Só cresceremos, de forma sustentável, com a integração ao nosso entorno regional.

Na última reunião de líderes sul-americanos, em maio, em Brasília, propus a atualização da carteira de projetos do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento, reforçando a multimodalidade e priorizando os projetos de alto impacto para a integração física e digital, especialmente nas regiões de fronteira.

Ao construir o corredor bioceânico, que liga o centro-oeste brasileiro aos portos do norte do Chile, reduzimos o custo de nossas exportações para os mercados asiáticos e geramos emprego e renda para o interior do nosso continente.

Ao sediar a reunião de presidentes dos países amazônicos em agosto próximo, procuramos articular iniciativas comuns para a proteção e o desenvolvimento sustentável desse bioma com outros sete países da América do Sul.

Somos detentores de um patrimônio natural único em termos de florestas, biodiversidade e água doce. Esta condição nos torna responsáveis pela gestão de riquezas cuja preservação e exploração sustentável, de forma inclusiva, é imperativo nacional.

Nos mandatos anteriores, reduzimos o desmatamento em 80%. Dessa vez assumimos o compromisso de eliminar o desmatamento na Amazônia até 2030, e já nesse primeiro semestre o reduzimos em 34% em relação ao ano passado.

Estamos lançando as bases para a reindustrialização do país com empreendimentos menos poluentes, com maior densidade tecnológica e com geração de empregos verdes e de qualidade.

O Brasil voltou ao cenário internacional para contribuir no enfrentamento dos desafios do nosso planeta, como a crise das mudanças climáticas e o aumento das desigualdades.

Vamos provar, como já fizemos no passado, que é possível produzir e crescer de forma sustentável e eficiente.

Senhoras e senhores,

Precisamos enviar ao mundo um sinal de que duas regiões da importância estratégica da Europa e da América Latina e Caribe estão comprometidas com uma agenda promissora.

Uma agenda de paz, de cooperação, de ampliação do comércio e dos investimentos, de geração de empregos e de crescimento sustentável.

Quando temos muito dinheiro nas mãos de pouco, temos concentração de renda e poucas pessoas consumindo enquanto muitas passam dificuldades. Com uma melhor distribuição de renda e dinheiro na mão de muitos, colocamos recursos na base da sociedade, ampliando o consumo e gerando oportunidades nos serviços, na indústria e na agricultura. Isso é verdade em cada um de nossos países e mais ainda quando se pensa em escala global.

O Brasil está fazendo a sua parte com uma estratégia de longo prazo, focada na credibilidade, na previsibilidade e estabilidade jurídica, estabilidade política, estabilidade econômica e com estabilidade social. Somente assim é que a gente vai poder desenvolver definitivamente os nossos países.

Esses são fatores essenciais para construir um futuro repleto de oportunidades.

Muito obrigado.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast