Em Campo Grande, direitos das mulheres e combate às desigualdades são prioridades de Camila Jara

Jovem e combativa, deputada federal do PT-MS desponta como renovação na política, sobretudo pelas bandeiras que defende; seu vice na disputa pela prefeitura é o deputado estadual Zeca do PT, que governou o estado por dois mandatos seguidos

Criação PT redes

Camila promete investir em áreas como saúde, creches, mobilidade urbana e combate à violência contra as mulheres

A deputada federal Camila Jara é a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de Campo Grande. Atuante no Congresso Nacional, a parlamentar tem propostas para a capital sul mato grossense nas áreas de mobilidade urbana, educação e saúde. Preocupada com os direitos das mulheres e com as desigualdades socioeconômicas, ela vai enfrentar as injustiças sociais presentes na cidade, com o suporte e a experiência de seu vice, o deputado estadual Zeca do PT, que já governou o estado do Mato Grosso do Sul por dois mandatos consecutivos (1999-2007).

Camila aposta nos investimentos em transporte público para dar jeito no trânsito de Campo Grande, saturado pelo excesso de carros. A candidata do PT pretende fiscalizar, de maneira rigorosa, o contrato do Consórcio Guaicurus, encarregado da prestação do serviço na capital, e integrar os meios de transporte para uma mobilidade urbana mais eficiente. Além disso, a infraestrutura da cidade terá mais corredores de ônibus.

A saúde pública como prioridade é uma das principais bandeiras da deputada petista. Camila propõe uma gestão eficiente da pasta, por conta de sua importância para todas as classes sociais e em prol da qualidade de vida da população, especialmente das camadas mais vulneráveis.

Leia mais: “O melhor para Vitória começa agora, porque nós andamos juntos”, diz Coser

Na educação, o objetivo da deputada é garantir mais vagas para as crianças nas creches, incrementar a infraestrutura das escolas e valorizar os professores. Camila entende ser urgente a busca por um modelo de ensino moderno e que desperte o interesse dos estudantes.

Proteção social

Campo Grande lidera os casos de estupro em MS e os índices de feminicídio da capital estão entre os mais altos do país. A baixa representatividade das mulheres na cidade inquieta a candidata do PT: a Assembleia Legislativa do estado é composta apenas por homens e, na Câmara Municipal, há apenas duas mulheres com mandato eletivo. A deputada federal quer que a principal cidade do estado seja segura e livre do assédio às trabalhadoras.

Outra preocupação fundamental de Camila é com as desigualdades socioeconômicas, flagrantes em todo o país. A parlamentar acredita em oportunidades equânimes como forma de reduzir a violência e de garantir direitos básicos.

A candidata pretende ainda, caso eleita, estreitar o diálogo com a população de Campo Grande, visando à melhoria dos serviços públicos e à elaboração de novas propostas para a cidade. Nesse sentido, ela vai apostar em novas tecnologias de comunicação com os cidadãos, amparada nos exemplos bem sucedidos de outras capitais.

Renovação política

Aos 27 anos, Camila Jara foi a única mulher eleita na bancada de deputados federais do MS em 2022. Ela é a mais jovem deputada do PT e a mais jovem da história do estado. Socióloga formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila também já foi vereadora em Campo Grande, sendo a mais votada nas eleições de 2020.

Na Câmara Municipal, a petista foi responsável pelos programas Dignidade Menstrual e Órfãos de Feminicídio. No Congresso Nacional, enquanto vice-líder do PT na Câmara, ela é atuante e combativa, engajada na defesa dos direitos das mulheres, na aprovação de recursos para o Mato Grosso do Sul e na proteção do meio ambiente, em especial, do Pantanal.

Leia mais: Candidata a prefeita, Maria do Rosário promete trabalhar com Lula na reconstrução de Porto Alegre

Confira as candidaturas do time do Lula clicando aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast