Em Cariacica, Célia Tavares briga com adversário bolsonarista para chegar à vitória no domingo
Ibope mostra candidata do PT com 38%, em empate técnico com deputado do DEM no segundo turno da cidade capixaba. Como a pesquisa tem margem de erro de 5 pontos percentuais, a petista tem chances de virar a disputa e conquistar o coração do eleitor até o dia das eleições, 29 de novembro. “Povo está sedento por mudanças”, diz a candidata
Publicado em
A disputa pelo comando da cidade de Cariacica, no Espírito Santo, ganhou contornos dramáticos neste final de campanha. A uma semana do segundo turno, que acontece no próximo domingo, 29 de novembro, a candidata do PT à prefeitura da cidade, a professora Célia Tavares, aparece em situação de empate técnico, de acordo com pesquisa do Ibope, divulgada neste sábado pela TV Gazeta. Ela tem 38% da preferência do eleitorado, enquanto o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM), candidato bolsonarista, tem 44%. Como a margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, os dois estão em situação de empate.
“O povo está sedento por mudanças e nós estamos no coração do povo”, declarou Célia, que tem a preferência dos eleitores católicos, de acordo com a pesquisa Ibope. Ela também é a preferida de jovens e dos eleitores com mais instrução. Entre os eleitores de 16 a 24 anos, 45% disseram que votariam na candidata petista, enquanto entre os que têm diploma da faculdade o percentual é de 46%. Já o candidato bolsonarista tem mais da metade de seu eleitorado na faixa etária de 35 a 44 anos (54%) e os que estudaram até o ensino médio (46%).
A pesquisa mostra uma disputa acirrada, com o candidato do Democratas reunindo em torno de si muitos a máquina conservadora capixaba. Sampaio atraiu o apoio de outros partidos e candidatos, como PP, PSC, PSD, PSL, DC, PL e PROS. Já a candidata Célia Tavares tem em sua base o PV, PSOL, PCB e PC do B, além de ter recebido o apoio entusiasmado do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e de militantes do PSB.
Ela também conta com o apoio do deputado federal Helder Salomão (PT), que tem se dedicado à campanha da colega. Ex-prefeito de Cariacica por dois mandatos, de 2004 a 2012, ele saiu bem avaliado pelos moradores e apóia Célia que foi sua secretária de Educação.
Na rua, em busca de apoios e votos
Neste domingo, Célia e Salomão percorreram o município numa carreata, atrás de votos e do apoio dos eleitores que querem a mudança para o município. “Realizamos a terceira carreata da campanha de Célia Tavares para prefeita de Cariacica, e pela terceira vez foi um sucesso”, comemorou o deputado federal. “Emocionante passar pelas ruas e receber o carinho das pessoas, sentir o quanto a população cariaciquense deseja uma gestão séria, comprometida, transparente e muito competente. Seguimos firmes na caminhada, com esperança, fé e muita verdade em nossas ações”, declarou.
O Ibope ouviu 406 eleitores da cidade de Cariacica, entre os dias 19 e 21 de novembro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número ES-03817/2020 e foi encomendada pela TV Gazeta, do Espírito Santo. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de 5 pontos percentuais.
Da Redação