Em entrevista ao Jornal PT Brasil, Gleide Andrade destaca importância da Conferência Eleitoral do PT

Batizada com o nome de Marco Aurélio Garcia, a conferência reunirá em Brasília, nos dias 8 e 9 de dezembro, os pré-candidatos e pré-candidatas do PT às eleições municipais

Site do PT

Gleide destacou a prioridade do partido para formar o time para disputar e eleger o maior número de prefeitos e prefeitas e vereadores e vereadoras

A Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, divulgou nesta quinta-feira, 19, os detalhes da Conferência Eleitoral PT 2024 Marco Aurélio Garcia, que reunirá em Brasília nos dias 8 e 9 de dezembro, os pré-candidatos e pré-candidatas do PT às eleições municipais.

“A ideia é que a gente possa fazer uma imersão com nossos pré-candidatos e pré-candidatas para que todos saiam munidos de mais informação e também de mais formação sobre o que é o PT, qual é o papel de um candidato, como montar seu programa de governo, como fazer essa estratégia de comunicação, desde a pequena até a maior cidade. É um mix de atividades”, anunciou a Gleide em entrevista ao Jornal PT Brasil da TvPT. Ela enfatizou a prioridade do partido de formar o time para a disputa e eleger o maior número de prefeitos e vereadores.

A conferência terá grande ato de abertura com o presidente Lula no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. “Queremos fazer um ato muito bonito para que todos possam ver o nosso presidente, os nossos ministros e ministras, a nossa direção do PT e queremos a presença de todos os prefeitos que temos hoje”, salientou Gleide, ao lembrar que coordenadores de campanha também estão convidados a participar da conferência.

Na sexta-feira, 8 de dezembro, primeiro dia do evento, estão programados debates, palestras e exposições que são atividades de cunho formativo, em parceria com a Fundação Perseu Abramo. “Quero fazer um reconhecimento da gestão da Fundação que sob a liderança do Paulo Okamoto que está investindo 100% na formação”, ressaltou Gleide.

No segundo dia, Gleide explicou que haverá seis auditórios com palestras simultâneas. No momento da inscrição, os participantes deverão escolher qual delas deseja acompanhar. Os temas são: elaboração de estratégia de comunicação, elaboração de programa de governo, experiências de gestões municipais, realizações do governo federal nos municípios, setoriais do partido e planejamento eleitoral.

“É muito importante dizer que 2024 é a antessala de 2026. Nós retomamos o Brasil e agora precisamos retomar as cidades porque é nelas que a vida acontece. Quanto mais prefeituras e mais vereadores a gente tiver, mais condições teremos de ajudar a melhorar a vida do povo, de levar as políticas do governo federal”, destacou, ao lembrar que a conferência fará homenagem póstuma ao “grande Marco Aurélio Garcia, que foi uma das pessoas mais importantes da história da fundação do nosso partido”.

Paralelamente à conferência haverá eventos culturais e feira de economia solidária. Os interessados em vender seus produtos devem se cadastrar junto ao Setorial de Economia Solidária e os fazedores de cultura podem se inscrever na Secretaria Nacional de Cultura do partido.

Bateria da Mangueira e Olodum encerrarão a conferência

“Vamos encerrar com dois grandes shows: a Bateria da Mangueira e o Olodum. É uma festa para gente voltar energizado, em ritmo de vitória para começar em 2024 com estrela no peito, para eleger maior número de prefeitas e prefeitos e vereadoras e vereadores”, salientou Gleide.

Do ponto de vista da logística, a proposta é oferecer alojamentos com preços subsidiados. “As pessoas poderão pagar uma parte pequena e nós vamos subsidiar a outra parte para aqueles que estiverem mais dificuldade”, disse a coordenadora que está trabalhando parcerias com estabelecimentos dos setores hoteleiros para descontos em diárias. Outra opção será hospedagem solidária ofertada por militantes do PT-DF, como ocorreu na posse do presidente Lula.

O partido está verificando junto aos diretórios estaduais a possibilidade de viabilizar ônibus que sairão de cidades até 1.000 km de distância de Brasília.

Ainda na entrevista Gleide destacou que o partido tem investido muito na formação, comunicação e fortalecimento de áreas estratégicas como os cursos para os secretários de finanças e também o curso de comunicação para os responsáveis dessa área nas candidaturas de 2024.

“A aula magna será com o Sidônio Palmeira, marqueteiro que fez a campanha do presidente Lula”, disse Gleide. Há ainda um curso junto com a Fundação Perseu Abramo que já tem 10 mil pré-candidatos inscritos.

Em Minas, expectativa de vitória na capital e grandes cidades

Na entrevista, a secretaria também comentou as eleições em Minas Gerais. Gleide avaliou que o PT disputará as eleições de 2024 em Minas num cenário favorável, que aponta para a reeleição das duas prefeitas petistas – Marília Campos em Contagem e Margarida Salomão em Juiz de Fora, que administram as maiores prefeituras do partido.

“Vamos apresentar candidaturas competitivas com grandes chances de eleição em Montes Claros com o deputado Paulo Guedes e em Governador Valadares com o deputado Leonardo Monteiro”, anunciou Gleide, ao contar que há possibilidade de candidatura própria em Ribeirão das Neves e em Uberlândia, que são as maiores cidades com segundo turno, além de Betim “que temos tudo para voltar a governar” e também Ipatinga.

Depois de duas eleições difíceis, Gleide avalia que o partido vai disputar a Prefeitura de Belo Horizonte com grande chance de vitória com a candidatura do deputado federal Rogério Correia. “Ele é filho de Belo Horizonte, do bairro Carlos Prates, foi vereador, deputado estadual, deputado federal, terminou ontem a tarefa dele na CPMI e só tenho elogios para a atuação dele”.

O partido tem feito muitas pesquisas que mostram Rogério Correia muito bem posicionado, segundo Gleide. “O PT tem um legado para apresentar em Belo Horizonte porque nós governamos a cidade nos anos 1990 com Patrus Ananias e com Fernando Pimentel. A cidade está muito sofrida, temos problemas gravíssimos como a mobilidade urbana”, observou, ao analisar as possibilidades do PT em outras cidades.

“Em São Paulo vamos apoiar o Boulos, no Rio a grande tendência é apoiar o Eduardo Paes, vamos ganhar em Vitória como (João) Coser. Minas Gerais foi o único estado que o presidente Lula ganhou no segundo turno e tem o principal opositor para 2026 que é o Zema. Retomar Belo Horizonte é uma prioridade para o PT e nós temos certeza que o Rogério foi a melhor escolha”, concluiu.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast