Em Fortaleza, Luizianne é reconhecida por projeto revolucionário

Quando prefeita, petista transformou a vida de comunidade à beira mar de Fortaleza com o projeto Vila do Mar. “Luizianne realizou um sonho”, diz moradora

Regina Lucia, à esquerda (foto: Paulo Winz)

Na tarde de quinta-feira (25), a candidata pelo PT à prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins fez uma caminhada pela orla do bairro do Pirambu, no Vila do Mar, periferia da cidade. Durante o percurso, ela recebeu muito apoio. As senhoras corriam de suas casas para abraçá-la. Passageiros dos ônibus cantavam em apoio ao seu nome. Muitos condutores de carros e motos estacionavam para trocar uma palavra com Luizianne.

O reconhecimento não é à toa. O Pirambu e os bairros em volta são fruto de uma ocupação da década de 1940 que se estendeu por mais de cinco quilômetros à beira do mar. Hoje, é um dos maiores adensamentos populacionais da América Latina.

Quando Luizianne assumiu a prefeitura, em 2005, o local era um dos bairros mais esquecidos pelo poder público da capital. Havia tanto mato e lixo que a população não tinha acesso à praia. Não raro, corpos eram desovados à beira mar.

A então prefeita chamou todas as lideranças do lugar para ouvir suas propostas. Foram meses e meses de anotações e estudos técnicos para criar o projeto Vila do Mar. Ao fim do seu segundo mandato, em 2012, o lugar estava completamente transformado.

No local foram construídas 1.434 novas habitações e foi feita a urbanização de cinco quilômetros e meio de orla.

Houve a construção de um novo calçadão, ciclovia, anfiteatro, iluminação pública, rede de drenagem, 14 quadras de esportes, sete praças, centro de artes e ofícios, memorial, saneamento ambiental, proteção das encostas, erradicação de áreas de risco, quiosques padronizados e um mirante.

Vila do Mar atualmente (foto: Paulo Winz)

Vila do Mar atualmente (foto: Paulo Winz)

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Foto: reprodução

O povo se manteve vivendo na beira da praia, com condições urbanísticas na orla do mesmo nível às dos bairros mais caros da cidade.

“Os governos anteriores queriam o ‘quanto pior, melhor’, para que as pessoas abandonassem o lugar e a especulação imobiliária tomasse conta. Há aquela velha infame compreensão de que gente pobre não pode morar em praia. Tem que servir para os ricos, para os do andar de cima. Com o Vila do Mar a gente contrariou essa lógica”, explicou Luizianne.

“Luizianne realizou um sonho”

A lavadeira Regina Lucia, 51 anos, foi uma das moradoras que foram abraçar Luizianne. Em entrevista à Agência PT, ela contou que o Vila do Mar era um desejo antigo de toda a população do Pirambu.

“Eu nasci e me criei no Pirambu. Quando menina, eu tinha a esperança de ver aqui como está agora. Minha avó e meus pais também tinham esse sonho, mas morreram antes. Eu me mantive na luta, acreditando. Até que a Luizianne realizou um sonho de mais de 50 anos de vida”.

Regina Lucia: "Hoje as crianças têm liberdade para brincar" (foto: Paulo Winz)

Regina Lucia: “Hoje as crianças têm liberdade para brincar” (foto: Paulo Winz)

“É um projeto maravilhoso e que trouxe tudo de bom para nós. Aqui, antes, era só lixo e mau cheiro. Hoje as crianças tem liberdade para brincar e a gente para caminhar todo dia”.

Para ela, o que diferencia Luizianne dos outros candidatos é a profunda e sincera preocupação social.

“Ela pensa na população da classe baixa. Não tirou os moradores das suas casas, diferente dos outros que queriam mandar a gente para bem longe. Luizianne é uma pessoa que reconhece o valor do ser humano que é trabalhador, que é mãe, que é avó, que precisa e merece desta maravilha que ela realizou. Ela é uma mulher batalhadora e trabalha com amor ao próximo”.

Além do Vila do Mar, Regina Lucia destacou a criação do Hospital da Mulher e da Rede Cuca (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), também idealizados pela petista. “Nossos filhos têm condições de participar do lazer e dos esportes. Antes, essas coisas eram só para os ricos”.

A lavadeira criticou, também, a atual gestão de Roberto Cláudio (PDT) sobre a falta de qualidade das merendas e a falta de distribuição de remédios.

“A merenda está horrível, nem almoço tem mais. A gestão dele nos prejudicou muito nas escolas e creches. Até o fardamento está de baixa qualidade. Os remédios estão faltando também. No tempo da Luizianne não era assim”, explicou.

O pintor Ozaia da Silva também elogiou o Vila do Mar.

“Esse projeto foi bacana demais. Se o partido dela tivesse ganho (em 2012) teria terminado tudo para a banda de lá. Falta um pedacinho ainda que o prefeito atual não fez. O projeto mudou o bairro. Antes, era favela, era lixo, não tinha nada de bom. Agora está uma maravilha”, contou.

(foto: Paulo WInz)

(foto: Paulo WInz)

Para Luizianne, a satisfação maior é ver a população usufruindo do espaço público.

“Ver agora as mulheres se preparando para uma caminhada, de forma digna, é uma outra coisa. A gente trouxe vida de forma muito intensa para esta comunidade. Sempre foi uma comunidade vibrante, com muita juventude, mas que estava completamente sem esperança. Agora, tudo mudou”.

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil
PT abre alianças contra bolsonarismo, DEM e PSDB para defender o  povo Brasil

Mais notícias

PT Cast