Em meio à pandemia, governo de SP faz reintegração de posse em Piracicaba

Durante a ação, Polícia Militar tentou prender a deputada estadual Professora Bebel, que acompanhava as famílias. “Represento o poder legislativo e estou em pleno exercício de meu mandato parlamentar. Não me intimido e não me intimidarei”, denuncia

Na manhã desta quinta (7), a Polícia Militar, por ordem do governador João Doria e do Tribunal de Justiça de SP, deu início a uma ação de reintegração de posse na região do Taquaral, em Piracicaba. Cerca de 50 famílias que ocupam a área desde janeiro foram acordadas com tratores destruindo suas casas, em uma ação truculenta que contou, inclusive, com tentativa de prisão da deputada Professora Bebel e do advogado Nilcio Costa, que acompanhavam as famílias.

A parlamentar estava no local para, mais uma vez, argumentar que, efetuada a reintegração, os moradores seriam obrigados a deslocar-se para casas de amigos e familiares, abrigos coletivos ou, até mesmo, perambular pelas ruas da cidade, colocando em risco a si mesmos e a outras pessoas, contrariando, assim, todas as recomendações das autoridades sanitárias, aumentando o risco de contágio pelo coronavírus.

Porém, a deputada Professora Bebel foi proibida de acessar o local, sofrendo ameaças e ilegal tentativa de detenção. “Represento o Poder Legislativo e estou em pleno exercício de meu mandato parlamentar. Não me intimido e não me intimidarei”, afirmou a deputada. Por pressão da comunidade, a prisão não foi efetuada.

Apesar de todos os apelos, a reintegração de posse seguiu adiante. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, os pertences das famílias estão sendo levados para um galpão e não foi oferecida uma alternativa de alojamento para essas pessoas.

“Continuamos ao lado dessas famílias e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para auxiliá-las e ampará-las. Elas precisam, no mínimo, de um alojamento digno onde possam permanecer durante essa pandemia. Foi, sem dúvida, uma ação desumana”, alertou a deputada Professora Bebel, que, junto com outras lideranças locais, conseguiu abrigo para 30 pessoas na Terceira Igreja Batista de Piracicaba. Agora, ela iniciará uma campanha para arrecadação de alimentos e material de higiene para essas famílias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast