Em Montevidéu, Lula se despede de Mujica
Presidente viajou à capital uruguaia, nesta quinta (15), acompanhado de aliados e da primeira-dama, Janja, para comparecer ao velório do ícone da esquerda latino-americana
Publicado em
O presidente Lula viajou a Montevidéu, capital do Uruguai, nesta quinta-feira (15), para comparecer ao velório do ícone da esquerda latino-americana Pepe Mujica, ex-presidente do país. Depois de lutar contra um câncer no esôfago, Mujica faleceu na última terça (13), aos 89 anos, enquanto Lula cumpria agenda internacional na China. O governo uruguaio decretou três dias de luto oficial.
Em Montevidéu, Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), senador Humberto Costa, do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e dos deputados federais Guilherme Boulos e Jandira Feghali.
Aberto ao público, o velório de Mujica começou na quarta (14), no Salão dos Passos Perdidos do Palácio Legislativo uruguaio, e se encerra na sexta (16). O presidente e a comitiva desembarcaram no Aeroporto Internacional de Carrasco por volta de 13h30.
Leia mais – Pepe Mujica, um exemplo de militância por um mundo mais justo, igualitário, inclusivo e sustentável
Emocionado, Lula abraçou a viúva de Mujica, Lucía Topolansky, logo que chegou à cerimônia, uma das imagens mais marcantes da despedida do líder progressista.
Coragem, simplicidade e amor
Por meio da rede social X, o presidente compartilhou um vídeo do velório. “Eu e Janja estamos no Palácio Legislativo de Montevidéu, onde participamos da despedida do povo uruguaio, e de toda a América Latina, ao nosso querido José Pepe Mujica”, publicou Lula.
“Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos ajudando a trilhar o caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo. E que o conforto chegue aos corações de sua amada, Lucía Topolansky, e de seu amigo e agora presidente do Uruguai, Yamandú Orsi”, acrescentou.
Eu e @JanjaLula estamos no Palácio Legislativo de Montevidéu, onde participamos da despedida do povo uruguaio – e de toda a América Latina – ao nosso querido José Pepe Mujica.
Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos ajudando a trilhar o caminho… pic.twitter.com/FwUNaesQRL
— Lula (@LulaOficial) May 15, 2025
Em outra publicação na mesma rede social, Lula definiu Mujica como “a pessoa mais extraordinária que já conheci”. “Comovido pelo amor do povo do Uruguai ao meu amigo”, relatou.
O presidente do PT, por sua vez, descreveu o clima da cerimônia. “Aqui no Uruguai, uma forte emoção nos toma a todos no velório de Pepe Mujica. Ao lado do presidente Lula e de Janja, nosso abraço fraterno a Lucía Topolansky, essa grande mulher e viúva de Pepe”, afirmou Humberto Costa, também no X.
Da Redação