Em Recife, Lula dá início a obras de contenção para salvar vidas e garantir prevenção

Presidente participou do evento de assinatura de Ordem de Serviço para prevenção de desastres naturais, com a execução de encostas definitivas em 13 bairros e comunidades da cidade

Ricardo Stuckert

Lula: "É o que a gente vai fazer no Brasil inteiro: entregar as coisas que nós prometemos, nós precisamos melhorar a vida do povo"

O presidente Lula e o prefeito do Recife (PE), João Campos, participaram, nesta sexta-feira (5), da cerimônia de assinatura de Ordem de Serviço (OS) para a execução de encostas definitivas em cinco lotes de obras que vão beneficiar as diversas localidades da cidade em 13 bairros e comunidades.

Com um investimento de R$ 40 milhões a partir de convênio entre a gestão municipal e o Ministério das Cidades, as obras serão iniciadas ainda em abril e vão beneficiar 717 famílias, num total de quase três mil pessoas.

Durante o evento, realizado no Recife, Lula reafirmou que, depois de o governo dedicar 2023 à recuperação das políticas públicas e dos investimentos que foram destruídos nos últimos anos, a prioridade em 2024 é entregar os resultados para o povo.

“Esse ano, eu tenho dito, é o ano da entrega. Ninguém pode se queixar do que eu estou fazendo aqui. É o que a gente vai fazer no Brasil inteiro: entregar as coisas que nós prometemos. Nós precisamos melhorar a vida do povo”, disse Lula durante o evento, que contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, de outros ministros do governo, dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Teresa Leitão (PT-PE), entre outros.

Estação hídrica vai beneficiar 615 mil habitantes do semiárido pernambucano

Lula acrescentou que, para cuidar do povo, é preciso fazer com que o dinheiro chegue na ponta, para que os prefeitos realizem as obras necessárias. “Eu não posso conceber que o presidente da República possa fazer a obra, o governo do Estado possa fazer a obra e o prefeito não possa fazer a obra. É muito importante que os prefeitos tenham os recursos para fazer as obras que são consideradas necessárias”, afirmou.

“A gente não está fazendo favor a ninguém, a gente está apenas devolvendo para a população mais necessitada aquilo que a gente tem obrigação de fazer. É dando qualidade de vida para essas pessoas, para elas viverem dignamente com a sua família”, disse Lula.

Ele também ressaltou que a prioridade do governo é trabalhar junto com os estados e municípios na prevenção de riscos e desastres naturais. “Se a gente conseguir projetar e a gente antecipar, a gente não esperar a chuva, a gente não esperar as coisas acontecerem, para desgraça tomar conta da nossa vida, a gente vai evitar que muita gente morra, que muita gente perca os seus pertences”, afirmou.

Em reunião, Lula lembra resgate do país “do abandono” e assegura “melhora de vida do povo”

Já o ministro Jader Filho destacou que o evento no Recife “é um marco de como se deve tratar ou não a política pública de prevenção a desastres, que é uma coisa que tem ceifado tantas vidas e, quando não ceifa vidas, acaba destruindo histórias, tudo aquilo que as pessoas construíram”.

O ministro também lembrou que os recursos para as obras no Recife são resultado da articulação conduzida por Lula junto ao Congresso, ainda no período de transição de governo, para garantir a execução das políticas públicas a partir de 2023, em razão do rombo orçamentário deixado por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.

“Agradeço aos senadores, aos parlamentares que ajudaram o presidente Lula nessa missão. Para a prevenção [de desastres naturais] nesse país havia apenas 27 milhões de reais para todo esse Brasil para tratar de contenção de encostas. Ouçam bem: 27 milhões de reais. É como se o governo anterior tivesse colocado um milhão de reais para cada unidade da federação. Isso, meus amigos, isso não dá sequer para manter uma obra”, afirmou.

O prefeito João Campos disse que a ocasião era especial e reflete um diferencial do governo Lula em relação aos anteriores. “Esse é um recurso que há mais de 10 anos foi travado pela burocracia. No governo passado, não teve nenhum movimento de desembolso, de cuidado”, criticou.

“Essas obras estão salvando vidas e protegendo famílias”, ressaltou Campos. “O Recife agradece, pois milhares de pessoas e de famílias dormirão tranquilas nesse período de chuva que está chegando. Muito obrigado”, disse, agradecendo o apoio do governo Lula e dos senadores pernambucanos.