Em reunião com Embaixada, partidos de Oposição reforçam parceria Brasil-China

“Fomos agradecer a parceria e a disposição do governo chinês em ajudar o povo brasileiro com a vacina”, disse a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann

Reprodução

Partido participam de audiência com embaixador da China

Em encontro realizado nesta terça-feira, 23, uma representação de partidos e líderes da oposição participou de audiência com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. “Pedimos desculpas pela postura agressiva do governo Bolsonaro em relação ao povo chinês. Para nós, as relações Brasil-China são estratégicas na geopolítica mundial”, defendeu a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, no encontro. Também “fomos agradecer a parceria e a disposição do governo chinês em ajudar o povo brasileiro com a vacina”, disse Gleisi.

Durante o encontro virtual, o embaixador chinês Yang Wanming agradeceu pela iniciativa da reunião e reafirmou a a relação estratégica global com o Brasil, que tem na China seu principal parceiro comercial. Neste momento, para o embaixador, a Covid-19 é o inimigo número 1 da Humanidade, exigindo união e solidariedade entre os povos. Yang Wanming destacou “a importância dos dois países, China e Brasil, no processo de multilateralidade mundial”.

Além dos representantes do PT, a audiência contou com a presença da deputada e presidenta do PCdoB, Luciana Santos, do presidente do PSB, Carlos Siqueira, do deputado Wolney Queiróz (PDT) e de Lais Alves Garcia (Rede). Também  participaram do encontro o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), o líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), o novo líder da Bancada do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass (PT-RS) e o líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros. O encontro foi solicitado e organizado pela Secretaria de Relações Internacionais do PT, sob coordenação de Romênio Pereira.

Apesar das agressões da atual gestão brasileira, o embaixador chinês reafirmou a disposição de seu governo em continuar colaborando com o povo brasileiro no enfrentamento ao Covid. Segundo ele, estão previstas a liberação de insumos para a produção de mais 21 milhões de doses de vacina ainda em fevereiro e programação de mais 13 milhões para os próximos meses. “Bolsonaro vai passar, enquanto as instituições, laboratórios e universidades vão ficar’, afirmou o deputado Alexandre Padilha, reforçando aprofundar a parceria entre os países.

Ao agradecer o embaixador pela parceria Brasil-China, os líderes oposicionistas brasileiros manifestaram sua contrariedade com as declarações, posturas diplomáticas e ações do governo brasileiro. “Repudiamos a estupidez com que têm (o governo) tratado seu principal parceiro comercial”, destacou o presidente do PSB, Carlos Siqueira. “Vacina é defender a vida e a economia”, disse a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, defendendo as boas relações com a China. “Apostamos na amizade entre nosso povos”, afirmou Wolney Queiróz, do PDT.

Além de de destacar a relação com os governos federal, estaduais e municipais, Yang Wanming também expressou a disposição de manter diálogo constante com os partidos. O embaixador destacou a importância da parceria na produção das vacinas e também pediu apoio para o debate sobre o 5G no país. O embaixador agradeceu a carta de solidariedade ao povo, ao país e ao governo da China enviada pelos ex-presidentes Lula e Dilma ao presidente Xi Jinping.