Encontro celebra luta de Chico Mendes entre os dias 15 e 17

Luta do líder extrativista em defesa da floresta será homenageada nos 30 anos de seu assassinato, com o compromisso de prolongar a defesa da Amazônia

Localizada bem no coração da Amazônia, a cidade de Xapuri, no Acre, recebe nos dias 15, 16 e 17 de dezembro um encontro histórico de sindicalistas, militantes do meio ambiente, povos indígenas e da floresta, em homenagem a Chico Mendes. A luta em defesa da floresta do líder sindical, que foi covardemente assassinado em dezembro de 1988, será celebrada com debates, exposições, apresentação de filmes, feira de produtos extrativistas e depoimentos de quem o conheceu.

A simbologia do encontro é ainda maior pelo contexto político enfrentado desde a campanha eleitoral de 2018, com um aumento da perseguição e violência contra movimentos sociais, em especial os que atuam no campo e na floresta. Após a eleição de Bolsonaro, homenagear o compromisso de Chico Mendes com as floretas é antes de tudo um ato de coragem.

Organizado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), o “Encontro Chico Mendes 30 Anos: Uma memória a honrar, um legado a defender” conta com a parceria de organizações históricas como o Comitê Chico Mendes, o Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA), o Instituto de Estudos Amazônicos (IEA), o Memorial Chico Mendes, além do Governo do Acre, da Prefeitura de Xapuri, do STTR Xapuri, dos povos da floresta, nacionais e internacionais, e de um grande número de mulheres e jovens extrativistas, da Amazônia e de outras partes do Brasil.

No primeiro dia de encontro, será feita a leitura de um poema por Lívia Mamede Mendes, bisneta de Chico Mendes. No encerramento, 30 jovens extrativistas farão a leitura coletiva da “Carta de Xapuri”, documento histórico que marcará
o compromisso das pessoas presentes, em especial da juventude da floresta, com a defesa dos ideais de Chico Mendes para os próximos 30 anos.

Para mais informações sobre como participar, basta entrar em contato via e-mail ([email protected]), ou pelos telefones:
Angela Mendes (68) 981 12 33 39 – (68) 999 95 22 55 (zap)
Zezé Weiss (61) 9 99 67 79 43
Joaquim Belo (96) 991 48 64 53

Confira a programação completa:

Da redação da Agência PT de notícias