Encontro da Secretaria de Finanças informa e esclarece dirigentes do PT sobre eleições de 2024

A secretária Gleide destacou a importância do encontro para dotar as direções estaduais do partido das informações necessárias para garantir o sucesso do partido nas eleições de 2024

Leo Oliveira

Secretaria de Finanças, Gleide Andrade, presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o secretário de Comunicação, Jilmar Tatto, durante o encontro organizado pela secretaria Nacional de Finanças e Planejamento

A Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores realizou, nesta segunda-feira, 25, um encontro nacional para debater as novas regras do TSE e seu impacto nas eleições de 2024, o funcionamento da Federação Brasil da Esperança e o movimento “Em cada Canto, um Brasil mais Feliz”.

Coordenada pela secretária Nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, a reunião na sede nacional do partido, em Brasília, contou na abertura com a participação da presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do secretário Nacional de Comunicação e deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP).

Com a participação de presidentes, secretários de Finanças e representantes jurídicos estaduais do PT, os debates se estenderam até a tarde, buscando informar, esclarecer e orientar os dirigentes partidários sobre as eleições municipais deste ano.

A secretária Gleide destacou a importância do encontro para capacitar os dirigentes das informações necessárias para garantir o sucesso eleitoral do partido, com a eleição de prefeitas e prefeitos e de vereadores e vereadoras na maioria dos municípios do país, ampliando o atual quadro de representação partidária.

A presidenta Gleisi Hoffmann, por sua vez, reafirmou a importância do encontro para preparar a mobilização da militância do partido para a disputa política, destacou o papel da Casa 13 como fonte de informação e alertou para a construção de chapas com viabilidade eleitoral, que garantam a vitória do partido e do campo democrático em outubro.

O secretário Jilmar destacou a disponibilização, por parte da secretaria Nacional de Comunicação, de ferramentas, em especial o N.A.V.E (Núcleo de Apoio a Vereadores e Vereadoras), para produção de materiais de divulgação, planos de governo e acesso aos dados de entregas do Governo Lula – por programas e valores destinados para cada município.

Os advogados Hélio Silveira, Marcelo Schmidt e Cristian Jesus, à luz das novas regras divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, apresentaram dados, prazos e informações para orientar os dirigentes partidários e assegurar a eficiência das atividades políticas.

Ao longo dos debates, foram esclarecidas dúvidas dos dirigentes regionais sobre as novas regras, assim como foram disponibilizadas informações e ferramentas de apoio, entre elas um plantão jurídico, a construção de uma rede de advogados, um calendário eleitoral, um guia jurídico, modelos de petição, consultoria e oficinas.

O advogado Cristian Jesus advertiu para as mudanças das regras eleitorais e chamou a atenção para a necessidade de antecipar o debate e as soluções políticas no âmbito da Federação Brasil da Esperança para o melhor aproveitamento do período eleitoral propriamente dito.

Ao final do encontro, a secretária Gleide apresentou o vídeo do movimento “Em cada Canto, um Brasil mais Feliz” (veja abaixo), destinado a mobilizar o partido e a militância, com realização de atividades e eventos populares em todos os municípios onde o PT esteja presente.