Começa amanhã (1) o Encontro Estadual de Comunicação do PT Paraná

Depois de Piauí, Paraíba e Alagoas, agora é a vez do Paraná debater estratégias de comunicação; atividade também ocorrerá no Pará e Rio Grande do Norte

O Partido dos Trabalhadores tem reafirmado na prática o seu compromisso em dialogar com o povo brasileiro em defesa de um país mais justo, igualitário e democrático. Para isso, os Encontros Estaduais de Comunicação tem ampliado o debate sobre o tema e capacitado militantes. Depois de Piauí, Paraíba e Alagoas, agora é a vez do Paraná receber o evento, que será realizado neste sábado (1), em Curitiba.

Para a secretária Estadual de Comunicação, Zeni Pereira, os encontros são fundamentais no momento em que a democracia brasileira está ameaçada. Ela defende que os membros do partido precisam se apropriar do debate sobre a comunicação e ter domínio das ferramentas para fazer a disputa de narrativa. “Nesse sentido, a direita está organizada e precisamos nos articular para fazer o combate”, explica.

“Estamos discutindo, por exemplo, como fazer para que a população entenda o quão danosa é a reforma da Previdência. O governo diz que tem que fazer a reforma para acabar com privilégios e, por não serem os privilegiados, há trabalhadores que apoiam. Mas a verdade é que eles estão acabando com os direitos. Precisamos explicar que não são os “privilegiados” é o trabalhador quem vai sofrer com as mudanças na aposentadoria”, complementa.

Já o presidente do PT Paraná, Dr. Rosinha lembra que Jair Bolsonaro (PSL) venceu as eleições de 2018 com base em fake news e que o Partido dos Trabalhadores precisa estar preparado para fazer o enfrentamento com uma comunicação autônima e independente: “temos que preparar o PT para fazer a disputa de narrativa”, defende. E destaca que “não há processo democrático sem comunicação assim como não há comunicação onde não tem democracia”.

Além do combate a reforma da Previdência, o encontro também deve abordar a importância do diálogo sobre a arbitrariedade da prisão do ex-presidente Lula e a defesa de sua liberdade.

Contexto nacional

O evento é um desdobramento da Conferencia Nacional de Comunicação Lula Livre, realizada em abril de 2018.  Desde então, os diretórios e secretarias estaduais têm se organizado para ampliar o debate a cerca das estratégias de comunicação para o Partido.

“Os encontros estaduais buscam unir esforços do PT, dialogar com experiências próximas e obter um saldo organizativo na comunicação. Iniciamos no Piauí, agora é Paraíba e em seguida Alagoas. Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte já estão se organizando para realizar seus encontros em conjunto com a Secretaria Nacional de Comunicação. E fica o estímulo aos demais estados”, conclamou o secretário Nacional de Comunicação, Carlos Árabe.

Em fevereiro, o PT Piaui realizou o primeiro encontro de 2019, para comemorar os 39 anos do PT e debater a liberdade do ex-presidente Lula. Já no dia 27 de abril, o Diretório Estadual do PT da Paraíba – também com o apoio da Secretaria Nacional de Comunicação, debateu o panorama nacional com foco na utilização das redes sociais e lembrando que Jair Bolsonaro (PSL) ganhou as eleições com base na produção em massa de fake news. Em maio, foi a vez de Alagoas debater novas estratégias de comunicação.

Os próximos estados a receber o Encontro são Pará e Paraíba.

Programação

08h30 – Acolhida e abertura – Com Zeni Pereira, secretária de Comunicação do PT-PR e Dr. Rosinha, presidente do PT-PR.

08h45 – Comunicação e democracia, os valores da esquerda e os desafios de mobilização em rede – Com Carlos Árabe, secretário nacional de Comunicação do PT

10h15 – Debate

11h – Guia de Sobrevivência Digital: governança das plataformas digitais, disputa sobre suas regras de funcionamento e melhores práticas de integração com a estratégia nacional – Com Mônica Rodrigues, da Agência PT

12h30 às 13h30 – Almoço

13h30 – Redes Sociais e Comunicação Eleitoral: O que aprendemos com as eleições 2018? – Com Antonella Iacovone, graduada em Publicidade e Propaganda pela UFPR, com especialização em Marketing Digital, Iniciação Científica e artigos publicados na área de Análise do Discurso aplicada à Comunicação Política e Eleitoral. Sócia-fundadora da Cereja Marketing Digital e Coordenadora de Mídia Social na Campanha Dr. Rosinha Governador 2018.

14h30 – Monitoramento, análise de redes e algoritmos – Com Bruno Washington Nichols, analista de dados, pesquisador na área de Internet & Política. Graduado em Ciências Sociais, bacharel em Ciência Política, Mestre em Comunicação Política, doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciência Política na UFPR.

15h30 – Debate

16h30 – Apresentação do Curso “Comunicação e Política – Conceitos fundamentais, ferramentas de mobilização e organização” da Fundação Perseu Abramo

17h – Encerramento

Serviço

Encontro Estadual de Comunicação do PT Paraná
Local: Sede do PT Paraná na Alameda Princesa Izabel, 160, São Francisco
Data: Sábado, 01 de junho, a partir das 8h30
Evento gratuito

Clique AQUI e faça sua inscrição

Confirme presença no evento do Facebook

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast