Estudantes brasileiros ganham estágios na Coreia do Sul

Programa já distribuiu mais de 76 mil bolsas e enviou em janeiro 41 estudantes para a Coréia do Sul

O programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) enviou, em janeiro, 41 estudantes à Coréia do Sul para estagiar na Hyundai Motor Group.As oportunidades são nas áreas de design automotivo, controle de qualidade, siderurgia, infraestrutura e construção civil, logística e informática.

Os estudantes serão distribuídos entre várias subsidiárias do grupo, sendo 12 estudantes na Hyundai Motor Company, três na Hyundai Glovis (logística marinha), três na Hyundai Steel (aço), quatro na Hyundai Rotem (ferrovia), 11 na Hyundai Engineering & Construction (construção civil) e sete na Hyundai Mobis (componentes automotivos).

Segundo o diretor da empresa, Ike Oh, a Hyundai está orgulhosa em  participar do CsF. A multinacioanl, diz, apóia a ideia de que o avanço econômico deve ser liderado pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

“É importante destacar que foi por meio do programa que recebemos estudantes estrangeiros pela primeira vez na sede mundial da Hyundai”, disse Ike Oh.

A Hyundai é parceira do programa desde 2012 e já foram enviados mais de 240 estudantes para estagiar na Coréia do Sul. Em novembro do mesmo ano, a empresa inaugurou sua primeira fábrica na América Latina, em Piracicaba (SP), com um investimento de US$ 700 milhões e a criação de 2,7 postos de trabalho diretos e cerca de 20 mil indiretos.

Sem Fronteiras –Coordenado por um esforço conjunto entre os ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de suas respectivas instituições de fomento, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa busca promover, consolidar, expandir, internacionalizar a ciência, a tecnologia, a inovação e a competitividade por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

O programa tem o objetivo de distribuir até 101 mil bolsas de estudos até 2015, em 18 áreas de estudo. Até o momento, foram distribuídas 76.801 bolsas de estudos. As engenharias e tecnologias relacionadas são as áreas mais procuradas, com 36.114 candidatos. Os EUA são o destino mais procurado, com 22.269 estudantes.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do MCTI

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast