Estudantes da UFRB homenageiam e dedicam novos títulos a Lula

Apesar da Justiça ter barrado a entrega do Honoris Causa a Lula pela URFB, estudantes foram além e contaram quais os títulos o ex-presidente merece

Ricardo Stuckert

O sonho de construir uma universidade em pleno sertão não passaria de ser apenas um sonho se não fosse por uma pessoa: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até porque ele mesmo sempre diz que não gosta muito dessa coisa de sonhar pequeno.

Foi assim que, em 2006, o então presidente da República inaugurava a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas. Assim, a realidade superava tudo o que se imaginava. E esse é apenas um dos motivos que levou o Conselho Universitário a outorgar o título de Doutor Honoris Causa.

A cerimônia em homenagem ao ex-presidente aconteceria nesta quinta-feira (18). Nesta tarde, a caravana Lula pelo Brasil fez uma alegre e emocionante passagem pela cidade baiana, mas uma decisão liminar que atendeu pedido do DEM impediu a entrega do título.

Nas palavras da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, “o título que Lula já tem, e que eles não conseguem tirar, está nos corações e nos diplomas de inúmeros estudantes”.

Por isso, a Agência PT perguntou aos próprios alunos da UFRB qual título eles dariam ao ex-presidente Lula.

“O título de melhor presidente do mundo!”, concordam Talita Silva, 25, e Andréia Novaes, 21. “Lula foi o presidente que mais fez pela educação. Se não fosse por suas ações, eu não estaria na universidade hoje, especialmente no interior da Bahia”, explica Andréia.

“Se não fosse Lula, estaríamos hoje fora da universidade, à margem da sociedade, como sempre estivemos. Meu carinho por ele é imensurável, por tudo o que ele fez por nos, pretos e pobres do Recôncavo, tem o título de melhor presidente”, diz o estudante Agnailson. E ele vai além: “eu dou a ele o título de presidente do povo brasileiro!”.

Para o estudante Daniel, Lula merece todos os títulos, pois foi o único presidente que olhou para o povo pobre e para o povo desassistido. “Ele descentralizou o conhecimento, que antes ficava no Sul e Sudeste e trouxe para o Nordeste. No meu ver, ele merece esse título”.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Clarice Cardoso, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast