Etapa Livre do 5° Congresso debate comunicação integrada

Dirigentes e jornalistas discurtiram formas de tornar a comunicação do partido mais integrada a sociedade

O Partido dos Trabalhadores realizou, neste sábado (16), no Rio de Janeiro, uma das Etapas Livres do 5° Congresso. O evento reuniu cerca de 100 militantes e simpatizantes da sigla, na sede do sindicato dos petroleiros. O objetivo do encontro foi discutir a comunicação do partido de forma mais integrada com a sociedade.

O evento contou com a participação do jornalista Bepe Damasco; do jornalista e criador do blog “O cafézinho”, Miguel do Rosário; da secretária de comunicação do PT-RJ, Ingrid Gerolimich e do vice-presidente do PT e coordenador de redes sociais, Alberto Cantalice.

“Quando aconteceram as manifestações de junho, convocadas através das redes sociais, o nosso partido descobriu que tinha uma rede social que podia ser trabalhada, diante disso, profissionalizamos a nossa comunicação para que tivesse dinamismo e funcionalidade”, confessou Alberto Cantalice.

O coordenador de redes sociais do PT ressaltou o alcance das redes sociais do partido. A página do Facebook passou de 30 mil curtidas para mais de 935 mil, com avaliações de 16 milhões de acessos na semana. “Isso mostra a importância de manter a comunicação com a nossa militância e reforça ainda mais que o PT é a principal força de esquerda do Brasil”, pontuou.

Para o jornalista Miguel do Rosário, do blog “O Cafezinho”, a comunicação precisa focar no conteúdo. “Atualmente muitos se preocupam em investir para fazer um belo site e acabam esquecendo do principal, que é produzir material de qualidade”, avaliou.

“A grande chave para uma boa comunicação na rede é identificar o público-alvo e usar a criatividade para gerar um material inteligente, informativo e estimulante”, argumentou.

O petista Val Carvalho, um dos bons pensadores do partido, também participou do debate com considerações sobre a comunicação da sigla. “A comunicação é fundamental, porque ela trabalha com a disputa de narrativas, que está no campo da luta ideológica. Enquanto a burguesia, as elites e o setor conservador nunca deixaram de fazer uma luta ideológica contra nós”, comentou.

“Precisamos fechar o econômico com o ideológico, criando uma força de transformação e isso só é possível através da comunicação. Tenho plena consciência do PT como instrumento de transformação social, como de fato vem acontecendo”, enfatizou Carvalho.

As propostas desta Etapa Livre serão sistematizadas e integrarão um caderno que será disponibilizado para todos os delegados/as do 5º Congresso do PT, podendo ser em parte ou totalmente incorporadas às deliberações do partido.

Outras 600 pessoas assistiram ao debate e participaram com perguntas através da transmissão online do Blog MegaCidadania.

Por Nathália Mendes, da Agência PT de Notícias