Ex-diretor do Inpe exalta plano de Lula para Amazônia e cobra Bolsonaro
Cientista criticou governo por não apresentar um plano de desenvolvimento sustentável. Questionado pela GloboNews sobre qual governo fez, cravou: “Governo Lula, claro”
Publicado em
Em entrevista à Globo News, exibida nesta quarta-feira (8), o físico e ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, acusou o governo de Jair Bolsonaro de não ter um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. Ao ser questionado pelo jornalista Valdo Cruz se algum governo já teve esse preparo, Galvão responde “Lula, claro”.
“Cadê o plano do governo sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia? Alguém de vocês viu? O governo trouxe um plano?”, questionou o cientista. “Se fosse intenção deles, esse plano já teria sido apresentado”, continuou. Em seguida, ao ser questionado pelo jornalista, Galvão lembra do petista. “O governo Lula, claro! Em 2008 há um livro publicado com Marina Silva: ‘O desenvolvimento sustentável da Amazônia’, com várias recomendações”, finaliza.
A resposta do ex-presidente do Inpe, demitido do órgão após divulgar dados sobre o desmatamento do bioma que não agradaram Bolsonaro, calou os jornalistas da emissora.
Em dezembro, a revista Nature, uma das mais prestigiosas na área de ciência do mundo, incluiu o físico na lista dos dez cientistas do ano.
Ricardo Galvão, especialista reconhecido internacionalmente, foi demitido do INPE por Bolsonaro. Era incisivo em revelar a devastação da Amazônia. Em entrevista, denunciou que o governo ñ tem plano de desenvolvimento sustentável para a região. E quem tinha? @LulaOficial, diz ele. pic.twitter.com/0tnJSnf3Jr
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 9, 2020
Por Revista Fórum