Ex-interno conquista menção honrosa em Olimpíada de Matemática
Adolescente voltou a estudar enquanto cumpria medida socioeducativa de internação e deseja concluir o ensino médio
Publicado em
A 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizou, na tarde desta segunda-feira (20), cerimônia de premiação dos estudantes vencedores da competição. Ao todo, 6,5 mil ganharam medalhas e 46,2 mil, menção honrosa. Entre eles, há 37 adolescentes que cometeram algum ato infracional e cumpriam medida socioeducativa no ano passado.
Um dos premiados é A.T.S., ex-interno da Fundação Casa, em São Paulo, de 18 anos. Em entrevista concedida ao portal “G1”, o jovens contou que, como a maioria dos adolescentes envolvidos com a criminalidade, parou de estudar. O menor concluiu o primeiro ano do ensino médio no período de internação, em uma unidade de São Paulo.
Mesmo sem ter aulas preparatórias para a Olimpíada de Matemática, ele teve a nota mais alta da instituição. Ao todo, 542 internos chegaram à segunda fase do torneio. Em todo o Brasil, 18 milhões de estudantes participaram da Obmep em 2014.
“Eu fiquei feliz (quando soube da menção honrosa). Foi um passo muito grande para mim ter conseguido terminar a prova. Tentei fazer a prova com tudo o que eu aprendi aqui dentro”, relatou ao “G1”.
O jovem cumpriu um ano e sete meses de internação por roubo. Ele saiu em março deste ano da Fundação Casa planeja voltar a estudar. “Quero crescer na vida, ser alguém, dar orgulho para a minha mãe, família, minha filhinha”, declarou.
Competição – As Olimpíadas de Matemática reúnem estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio em escolas públicas, além de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Os medalhistas poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e de Mestrado quando estiverem no ensino superior. Além disso, receberão bolsas de iniciação científica.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do portal “G1”