Fábio Novo: com o PT, Prefeitura de Teresina terá ampla participação popular

Fábio Novo licenciou-se do quinto mandato como deputado estadual para concorrer às eleições e conduziu um extenso processo de consulta à população, com visitas aos bairros da capital, plenárias e aplicativo para receber as demandas que serviram de base para seu plano de governo

Divulgação

Fábio Novo: processo participativo e inovador de escuta à população piauiense para elaboração do programa de governo

Fábio Núñez Novo é o candidato do Partido dos Trabalhadores para disputar o cargo de prefeito de Teresina (PI). Natural da cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, a candidatura de Novo foi oficializada em convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), que reuniu 42 mil pessoas no final de julho. Além de Fábio Novo, o partido definiu o médico Paulo Márcio (MDB) como candidato a vice-prefeito da chapa que é composta por 13 partidos, em uma democrática frente ampla.

Antes da oficialização de sua candidatura, Fábio Novo conduziu um extenso processo participativo e inovador de escuta à população piauiense. A consulta foi conduzida ao longo de dezesseis meses, e envolveu visitas aos 133 bairros de Teresina, plenárias zonais na capital piauiense, e um site com aplicativo para receber as demandas da população. de De acordo com Fábio Novo, em entrevista recente ao veículo Barão de Itararé, cerca de 10 mil pessoas enviaram mensagens de texto, vídeos e áudios com suas demandas.

“Esse processo de escuta visou compreender melhor as necessidades e demandas dos cidadãos, permitindo que nossa campanha e propostas fossem alinhadas com as reais preocupações e interesses da população,” afirmou.

Leia mais: Time do Lula entra na disputa para mudar as cidades do Brasil

Plano de governo

Além das reconhecidas contribuições para a valorização da cultura piauiense, com destaque para a proposição do Plano Estadual de Cultura (2022-2027), Fábio Novo se destaca por sua atuação em outras áreas importantes. Ele tem se empenhado na ampliação da assistência social e na defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. Fábio Novo também defende o desenvolvimento sustentável, com projetos para o aproveitamento responsável das riquezas naturais do Piauí. Outro aspecto relevante de sua atuação é a defesa da causa animal, onde busca promover a proteção e os direitos dos animais no estado.

Essas ações, somadas ao processo de escuta participativa da população piauiense se refletem nos três eixos principais de seu plano de governo: Garantia de direitos e acesso aos serviços essenciais; infraestrutura; desenvolvimento com atenção à emergência climática.

Saiba mais sobre o Plano de Governo de Fábio Novo clicando aqui.

Além disso, por meio da escuta ativa da população, o candidato defende que sua gestão centrará seus esforços em algumas demandas centrais da população, como o acesso à saúde pública, que é um dos problemas mais graves no Estado. A atenção à saúde básica da população e ao programa Mais Médicos – “somos a única capital do país que não aderiu ao Mais Médicos” – lamenta Fábio Novo. O estado do Piauí tem uma longa fila de espera para exames, entre outras questões, por isso, o acesso à saúde é um dos problemas mais graves e urgentes para o candidato.

Outra demanda que integra o plano de gestão de Fábio Novo, é a melhoria no acesso ao transporte, com a implantação da chamada tarifa zero para o transporte público no plano de governo. Outro ponto que merece destaque é a educação, pois o estado já foi referência nessa área, e hoje apresenta várias fragilidades. A reestruturação do Orçamento Popular de Teresina para operar nos moldes do Orçamento Participativo do Governo Estadual (OPA Cidade) também é uma das propostas de sua gestão.

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Teresina destaca ainda em seu plano de governo o uso de tecnologia para geração de emprego e renda. Outra proposta da gestão é a criação de uma Coordenadoria do Clima, que será responsável por pensar projetos para combater os efeitos das mudanças climáticas na capital.

Trajetória política

Fabio Núñez Novo é jornalista e pedagogo graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi vereador, secretário municipal de Educação e Cultura e vice-prefeito na cidade de Bom Jesus. Destacou-se nos movimentos de rádios comunitárias e apresentou projetos para a democratização da comunicação. Em 2023, assumiu o quinto mandato como deputado estadual. Assumiu por duas vezes como secretário estadual de Cultura. Foi candidato a prefeito de Teresina nas eleições municipais de 2020. Novo tem o apoio do governador Rafael Fonteles, do ministro Wellington Dias e do presidente Lula.

A trajetória política de Fábio Novo começou precocemente, aos 19 anos, quando foi eleito vereador em Bom Jesus. Durante o tempo em que morou em sua cidade natal, ele também ocupou cargos significativos, como o de Secretário Municipal de Educação e Cultura, e mais tarde, o de vice-prefeito, permanecendo nessas funções de 2005 a 2007. Esses papéis foram fundamentais para sua experiência e formação política.

Após se destacar em seu trabalho e atuação política, Fábio Novo assumiu pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí em 2008, como suplente. Em 2010, ele passou a exercer o mandato de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), como titular, e reeleito em 2014.

Em 2015, assumiu o cargo de Secretário Estadual de Cultura e se destacou como o secretário mais atuante do governo Wellington Dias (PT).

Em 2018, Fábio Novo foi reeleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ele voltou a ocupar o cargo de Secretário Estadual de Cultura em vários períodos: em 2019, 2020 e 2022. Como candidato a prefeito de Teresina nas eleições municipais de 2020, conquistou o voto de 47.573 eleitores.

Em 2023, ele foi eleito novamente deputado estadual, assumindo seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do Piauí para o período de 2023 a 2026.

Saiba mais sobre Fábio Novo aqui.

Conheça o time do Lula na Casa 13 clicando aqui.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.