Faltam 500 dias para as Olimpíadas no Brasil
Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 está marcada para 5 de agosto. Mais de 10 mil atletas de 205 nações e 100 chefes de Estado participarão do evento
Publicado em
A 500 dias para o início das Olimpíadas no Brasil, o governo federal apresenta um balanço com avanços e desafios para o evento. A data de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 está marcada para 5 de agosto do ano que vem.
De acordo com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, cerca de 205 nações participação dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e mais de 100 chefes de Estado deverão confirmar presença no evento. Além disso, 10,5 mil atletas de 42 modalidades de esportes estarão na cidade maravilhosa para as competições.
“É maior que a Copa do Mundo, mais complexo, mais concentrado no Rio de Janeiro, mas estamos planejando atividades no Brasil todo”, explicou o ministro.
Segundo o governo federal, múltiplas frentes de trabalho estão na coordenação das ações. O Ministério do Esporte, por exemplo, está responsável pelos Centros Nacionais e Regionais de Treinamento por todo País, pela consolidação de pistas de atletismo e pela entrega de equipamentos para diversas confederações. Diversas etapas destes processos já foram concluídas;
Para o ministro do Esporte, George Hilton, os Jogos Olímpicos de 2016 refletirão diretamente na infraestrutura esportiva do País e garantirão impactos positivos na economia e no mercado de trabalho.
“Não tenho dúvidas de que o comércio cresce, a indústria produz mais, você gera empregos, há empresas estrangeiras vindo para o país e todo um interesse de investimentos, mas acho que o grande ganho é cultural, é passar experiências”, explicou.
Na avaliação de George Hilton, o trabalho integrado resultou no sucesso da Copa do Mundo de 2014, também realizada no Brasil. Segundo ele, o exemplo servirá como base, também, para as Olimpíadas de 2016.
“Temos hoje um grupo interministerial que dialoga de maneira permanente com o estado, a cidade do Rio de Janeiro e a Rio 2016”, contou o ministro.
A expectativa do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, é melhorar ainda mais o serviço oferecido nos aeroportos brasileiros para os Jogos Olímpicos. “Vamos melhorar o nível de conforto em relação ao que já oferecemos. Vamos realizar, também, eventos testes”, explicou.
O ministro do Turismo, Vinícius Lages, acredita que as Olimpíadas são uma oportunidade para projetar, em definitivo, o Brasil como destino internacional.
Da Redação da Agência PT de Notícias