Fátima: as mulheres têm capacidade, desejo e direito de atuar na política

Única mulher eleita governadora em 2018, Fátima Bezerra fala sobre representatividade feminina na política. Ela estará no Festival Elas por Elas em Natal neste fim de semana

Everton Dantas/Divulgação

Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra

As mulheres correspondem a 52% da população brasileira, mas ainda são minoria nos espaços políticos. Para se ter ideia, de todas as 27 unidades federativas do país, apenas o Rio Grande do Norte elegeu uma mulher governadora em 2018: a petista Fátima Bezerra. Por isso, o estado foi o escolhido para ser o palco do Festival Elas por Elas, que acontece entre esta sexta-feira (02) e domingo (04), em Natal.

Ao falar sobre participação das mulheres na política, Fátima expressa um misto de alegria por ter sido eleita e preocupação com o cenário brasileiro.  “Não podemos, de maneira nenhuma, nos conformarmos com a subrepresentatividade. As mulheres têm capacidade, têm desejo e tem todo o direito, sim, de ter uma participação ativa na vida política do país”.

Nesse contexto, destaca o papel pioneiro do Partido dos Trabalhadores para garantir paridade nos seus processos internos e incentivar a participação de mulheres nas eleições. “São muito importantes as iniciativas que o PT tem adotado para fazer um debate cada vez mais aprofundado sobre a questão de gênero, sobre o direito que as mulheres têm de participar da vida política do país”, destaca.

A prática tem como expoente o projeto Elas por Elas, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, citado pela governadora. “A iniciativa corrobora toda essa tradição que o Partido tem na vanguarda. O Partido dos Trabalhadores, desde o início de sua trajetória, tem colocado como prioridade na agenda política a igualdade de gênero”, ressalta.

Festival Elas por Elas

O Festival Elas por Elas acontece entre esta sexta-feira (02) e domingo (04), em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento reúne mulheres de todo país para discutir política em meio a uma série de atividades como mesas, debates, oficinas, apresentações artísticas e culturais. Cada estado conta ainda com uma tenda para apresentar suas comidas típicas e expressões culturais.

Confira a programação na íntegra

 

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast