Fátima Bezerra compara “conjunto da obra” de tucanos e petistas

Senadora petista rebateu discurso que busca minimizar ausência de crimes de responsabilidade no processo de impeachment de Dilma Rousseff

Foto: Lula Marques / AgênciaPT

Em sua fala no processo de impeachment em andamento no Senado Federal, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) utilizou, na tarde desta terça-feira (30), seu tempo para fazer uma comparação entre o “conjunto da obra” dos que integram o governo golpista e dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O argumento do “conjunto da obra” surgiu como forma de senadores favoráveis ao golpe justificarem seus votos apesar de reconhecer que não há crime de responsabilidade de Dilma, como exige a Constituição Brasileira.

Durante os governos do PSDB, dos ressentidos, dos inconformados com a quarta derrota consecutiva nas urnas, eles criaram um dispositivo legal que impedia a expansão da educação profissional e tecnológica. As universidades públicas foram sucateadas, e faltava dinheiro até para pagar a conta de energia”, lembrou.

“As taxas de desemprego eram sempre alta, chegando a 12,1% em 1999. Apenas 28,7% dos trabalhadores assalariados tinham empregos formais. Foi a época do pior salário mínimo do trabalhador brasileiro. E o mais grave, a cada 5 minutos uma criança morria de fome. Aproximadamente 26 milhões de brasileiros não sabiam quando poderiam realizar a próxima refeição”, continuou a senadora.

Em comparação, Fátima elencou as conquistas dos últimos 13 anos, sob governo do Partido dos Trabalhadores.

Em apenas 12 anos dos governos de Lula e Dilma, dos governos do Partido dos Trabalhdores, nós criamos mais de 500 escolas técnicas, 18 universidades federais, 173 novos campi universitários, o Minha Casa, Minha Vida entregou mais de 2,6 mi moradias, o Luz Para Todos garantiu energia elétrica para 15 milhões de brasileiros, e 50 milhões se beneficiam do bolsa-família”, disse.

“Hoje, mesmo diante de uma séria crise econômica agravada pela crise política, as crianças não estão morrendo de fome no semiárido brasileiro. Foi justamente nos governos Lula e Dilma que o Brasil saiu do mapa da fome e passou a exportar estratégias de combate à pobreza. Não queiram falar de conjunto da obra, porque a obra dos governos do PSDB foi a obra da concentração da riqueza e a privataria tucana”, completou a senadora.

Fátima ainda pediu que os senadores assumam que “estão rasgando a Constituição”.

Assumam que estão rasgando a Constituição, assumam o desprezo pela soberania popular, assumam que estão querendo tomar de assalto o poder para impedir as investigações em curso na Operação Lava Jato”, disse ainda Fátima. “Assumam que querem aprovar um pacote de maldades que vai congelar por 20 anos os investimentos sociais. Querem privatizar tudo, presídios, creches, hospitais, o pré-sal e a Petrobras”.

Da Redação da Agência PT de Notícias