Lançamento da pré-candidatura de Rogério Correia à Prefeitura de BH é nesta quinta (29)

Com Gleisi, Gleide e ministros Alexandre Padilha e Luciana Santos (presidenta da Fed. Brasil da Esperança), deputado federal será oficializado em plenária com mais de mil pessoas

Divulgação

Ato da Federação Brasil da Esperança será realizado no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, em BH

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) terá seu nome oficializado, nesta quinta-feira (29), a partir das 18h30, como o candidato da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, para retomada da Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de outubro deste ano. O parlamentar encabeça o movimento “BH Pode Mais”.

Estão confirmadas as presenças da presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, representando o presidente Lula, da secretária Nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade (MG), da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (presidenta da Federação Brasil da Esperança e do PCdoB), do líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), do líder da Bancada do PT na Câmara, Odair Cunha (PT-MG), do coordenador Nacional do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral), senador Humberto Costa (PT-PE), do presidente do PV, José Luiz de França Penna, da deputada federal e vice-presidenta nacional do PCdoB, Jandira Feghali (RJ), entre outros.

O ato, realizado no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, em Belo Horizonte, deve reunir cerca de mil pessoas. O slogan da pré-campanha de Rogério Correia é “BH pode Mais”. O deputado federal disse que é uma grande satisfação receber a militância, dirigentes e autoridades no ato da pré-candidatura da Federação Brasil da Esperança.

“Junto ao governo do presidente Lula, Belo Horizonte tem o potencial de ser uma cidade mais inclusiva e ter muitas melhorias na educação, saúde, mobilidade urbana, segurança pública, ou seja, pode muito mais do que tem sido feito. A defesa da democracia e a luta contra o fascismo em nossa cidade também são uma grande motivação”, afirmou Rogério Correia.

O nome do deputado já havia sido aprovado, em 2 de novembro do ano passado, como pré-candidato do PT para a disputa da capital mineira. Esse trabalho da construção de candidaturas vem sendo realizado desde 2023 pela presidenta Gleisi Hoffmann e a cúpula do PT Nacional.

Gleisi percorreu vários estados brasileiros articulando a estratégia do partido e construindo candidaturas que representem a diversidade do povo brasileiro em suas chapas às câmaras municipais e às prefeituras.

Durante a Plenária dos Municípios, realizada nesta segunda-feira (26) à noite, com mais 5 mil dirigentes do partido, Gleisi disse que não se ganha eleição sem organização e planejamento, lançando nomes em cima da hora, por exemplo, a três meses da eleição. “Hoje, o PT conta com pouco mais de 2.600 vereadores e vereadores e pretendemos, pelo menos, dobrar este número. Para fazer isso, temos que estar organizados desde já”, afirmou a presidenta.

Para a secretária Nacional de Finanças e Planejamento, Gleide Andrade, o deputado Rogério Correia é nome certo para retomar o legado do PT em Belo Horizonte, já governada por Patrus Ananias (de 1993 a 1997) – hoje deputado federal -, Fernando Pimentel (de 2001 a 2009) e Célio de Castro, que disputou a reeleição pelo PT e governou de janeiro a novembro de 2001, quando se afastou do cargo por problemas de saúde (ele morreu em 20 de julho de 2008).

Estrela da CPMI do Golpe

Rogério Correia foi um dos nomes mais atuantes durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a tentativa de golpe praticada por bolsonaristas em 8 de janeiro de 2023, quando destruíram as sedes dos Três Poderes. Correia fazia o contraponto às fakes news durante a CPMI e confrontava depoentes e defensores do golpe.

O deputado federal já foi vereador de Belo Horizonte por três mandatos (1989-1999), deputado estadual por quatro (1999-2018) e está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados.

Capitais em disputa

Belo Horizonte é uma das 13 capitais em que o Partido dos Trabalhadores deverá lançar candidato próprio. Número que pode ser ampliado para 15 a depender das conversas em Curitiba (PR) e Maceió (AL).

Na plenária desta segunda-feira (26), o senador e coordenador do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) 2024, senador Humberto Costa (PT-PE), listou, além de Belo Horizonte (MG), como potenciais capitais com candidaturas próprias as cidades de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Manaus (AM), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).